Workshop capacita professores do CCHA para uso de ferramentas digitais voltadas a oferta de aulas remotas

17 de junho de 2020

Diante do cenário de pandemia da Covid-19, que tem imposto o distanciamento social e, com isso, impedido o desenvolvimento das atividades acadêmicas de forma presencial na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o uso de tecnologias digitais vem se tornando a alternativa para que o conteúdo pedagógico teórico continue sendo ofertado e, desta forma, os alunos da Instituição sigam seus estudos mesmo estando em casa.

Nesse sentido, no Câmpus IV da Instituição, em Catolé do Rocha, o workshop “Mão na massa” foi pensado para capacitar os professores do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) no uso de ferramentas do Google, como a Classroom, Meet e Agenda, de modo melhorar o desempenho dos docentes do Câmpus IV na gestão de aulas e turmas. A atividade será realizada no dia 24 de junho e está com inscrições abertas no endereço https://sites.google.com/servidor.uepb.edu.br/wsgmeet.

Somente terá acesso ao workshop os professores que realizarem o cadastro com o e-mail institucional na plataforma GSuite (@servidor.uepb.edu.br). O docente que ainda não possui esse endereço eletrônico deve solicitar sua criação à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), por meio do sistema SEGE (http://sistemas.uepb.edu.br/sege/). Em caso de dúvidas, o professor pode entrar em contato com a CTIC, nos seguintes canais: Coordenação (ctic@uepb.edu.br e 98753-9500) e Desenvolvimento (desenvolvimento@uepb.edu.br e 98753-8503).

No workshop, os participantes aprenderão a reconhecer conceitos essenciais sobre o trabalho em nuvem (Google Drive); construir e gerenciar uma sala de aula no Google Classroom; realizar agendamentos de compromissos presenciais e virtuais através do Google Agenda; organizar seu planejamento diário através do Google Agenda; operar com maestria o Google Meet; conhecer dicas de uso das plataformas Classroom, Agenda e Meet juntas e separadas; além de exercitar com exemplos práticos.

O ministrante da atividade será o professor Josemir Moura Maia que, entre a docência e outras atividades na Instituição, também é diretor de Incubação Empresarial na Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) e tutor de startup no Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal (LAPROV) da UEPB, por meio do qual busca consolidar uma incubadora de empresas tecnológicas no Sertão paraibano.

A partir da Instrução Normativa 001/2020 da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que facultou o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para a ministração de aulas remotas, cerca de 150 professores da Universidade estão dando seguimento às suas atividades docentes por meio dessas ferramentas, envolvendo em torno de 400 turmas. Algumas dessas experiências foram relatadas por professores e alunos da UEPB e podem ser conferidas clicando AQUI.

Nesta quinta-feira (18), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UEPB apreciará a proposta para o estabelecimento de normas para a realização de atividades não presenciais e alteração do Calendário Acadêmico, para o período de suspensão das atividades presenciais, durante a pandemia de Covid-19. Na Minuta de Resolução que apresenta a proposta, há um período reservado para a realização de cursos de formação continuada de docentes e discentes, bem como a busca de garantia de acessibilidade aos estudantes com fragilidade social.

Conforme o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, “diante da impossibilidade de prever com segurança o tempo das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia, temos a consciência de que precisamos empreender, desde já, o esforço possível para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, apesar das circunstâncias adversas, mas também graças aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, pois algumas consequências se apresentam no horizonte”.

Texto: Tatiana Brandão