Uso da tecnologia 3D é debatido durante abertura da 3ª Semana Acadêmica de Odontologia Campinense

24 de outubro de 2018

A tecnologia em três dimensões e as ferramentas mais modernas que o mercado dispõe têm sido empregadas na formação dos futuros odontólogos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este assunto foi discutido pela professora Aline Ferreira de Araújo, durante a palestra de abertura da 3ª Semana Acadêmica de Odontologia Campinense, ao ministrar o tema “Anatomia Humana Sistêmica”.

Em sua exposição, ela mostrou como as novas tecnologias de aprendizagem podem contribuir na formação dos futuros profissionais e deixá-los aptos a enfrentar o mercado de trabalho, já dominando as novidades do mundo moderno. A docente enfatizou que o estudo da anatomia é essencial para todos os cursos da área da saúde. “O uso da tecnologia 3D e outras formas de abordagem têm facilitado muito o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno realmente aprenda e não apenas decore o conteúdo da anatomia”, destacou.

A professora observou que o uso da imagem em programa de 3D nos laboratórios e consultórios dentários se assemelha ao que o paciente tem em seu corpo, o que torna mais fácil fazer correlações clínicas e estruturais relacionadas a anatomia. A professor Aline Ferreira frisou que o curso de Odontologia da UEPB está conectado com essas novas tecnologias e, consequentemente, deixando os futuros odontólogos preparados para enfrentar o mercado de trabalho. “Vivemos na era da tecnologia. Então, nada mais justo do que oferecer essa tecnologia desde a graduação para que o aluno consiga sair mais preparado e atualizado”, destacou.

A 3ª Semana Acadêmica de Odontologia Campinense (SEOC) foi aberta na manhã desta quarta-feira (24), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó. O evento, que reúne alunos das graduações de Odontologia da UEPB, bem como alunos de pós-graduações e cirurgiões dentistas, é uma promoção do Departamento de Odontologia da Instituição, através do Núcleo Docente Estruturantes (NDE).

O ato solene de abertura contou com a presença da professora Ana Isabele Arruda Meira Ribeiro, coordenadora do evento e presidente do NDE; da pró-reitora adjunta de Extensão, Socorro Barbosa; da chefe do Departamento de Odontologia, professora Nadja Maria da Silva Oliveira Brito; da coordenadora do curso de Odontologia, Kátia Simone Alves dos Santos; e da representante do Conselho Regional de Odontologia, Patrícia Meira.

Ao fazer a saudação aos participantes, a professora Ana Isabele Arruda disse que o evento foi pensado como forma de oferecer aos futuros odontólogos uma formação fora do ambiente de sala de aula. Ela destacou que o uso da tecnologia como forma de otimizar o conhecimento é fundamental em tempos modernos. “Temos aproveitado essas atividades para levar uma capacitação mais atualizada para os nossos alunos. Então a cada Semana Acadêmica de Odontologia Campinense, promovemos um conhecimento diferenciado”, salientou.

Kátia Simone Alves, coordenadora do curso de Odontologia, disse que a Semana Acadêmica é uma oportunidade para congregar os alunos em uma atividade extracurricular enriquecedora para os futuros profissionais. A pró-reitora adjunta de Extensão, Socorro Barbosa, parabenizou o Núcleo Docente Estruturantes pela iniciativa e disse que o NDE tem sido de grande importância para discutir a formação acadêmica na UEPB.

A estudante Isabele Guimarães da Silva está no 8º período de Odontologia e disse que sempre procurou participar dos eventos promovidos pelo NDE por se tratar de atividades enriquecedoras para a sua formação profissional. A palestra “Anatomia Humana Sistêmica” também será proferida na parte da tarde, a partir das 14h. A 3ª Semana Acadêmica de Odontologia será encerrada nesta quinta-feira (25), com a palestra “A Tecnologia 3D potencializando o estudo da Anatomia Topográfica de Cabeça e Pescoço”, a ser ministrada pelo professor Luiz Guedes, também nos períodos da manhã e tarde.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos