Universidade Estadual e PMCG iniciam diálogo para execução do observatório de Campina Grande

4 de maio de 2021

Na manhã desta terça-feira (4), a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, recebeu em audiência no seu gabinete o secretário de Planejamento, Félix Araújo Neto, a fim de discutir parcerias entre Universidade e Prefeitura de Campina Grande (PMCG). Entre as diversas propostas em discussão, estão a criação de um projeto voltado ao patrimônio histórico municipal, e a execução do Observatório de Campina Grande, uma plataforma on-line que tem como objetivo reunir dados da gestão municipal a serem disponibilizados à população.
Estiveram presentes na reunião, além da reitora e do secretário, o professor Luciano Albino, chefe de Gabinete da Reitoria; e Erick Brito, historiador e coordenador da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande. Sobre a audiência, a professora Célia Regina frisou a importância das parcerias entre a UEPB e a Prefeitura de Campina Grande em diversos projetos, bem como a visita do professor da Instituição, Félix Neto, no momento cedido à prefeitura municipal e atuando como secretário de Planejamento.
O secretário falou sobre os pontos em discussão. “Procuramos a Universidade por sabermos da importância estratégica da UEPB e de sua capacidade para contribuir nestes dois projetos. Tanto no que diz respeito a dados da cidade, que estão aqui catalogados, como a possibilidade de contribuição efetiva na defesa do patrimônio histórico e na recuperação deles”, afirmou o secretário.
Entre as ações práticas do convênio estaria a digitalização de documentos antigos da PMCG, para compor o observatório, bem como a digitalização e disponibilização de documentos históricos, a fim de compor o patrimônio municipal. Outro ponto discutido foi a experiência e bons resultados da UEPB no que diz respeito à transparência pública. A reitora reiterou a viabilidade do trabalho em conjunto entre as instituições, e afirmou que a UEPB se dispôs a mostrar o exemplo de transparência pública adotado pela Universidade para ajudar no processo de construção do acervo on-line, e junção dos dados em uma única plataforma de acesso público.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Isis Coelho