Universidade Estadual da Paraíba reafirma compromisso socioambiental na preservação dos recursos hídricos

23 de março de 2021

No dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira (22), que este ano tem como tema “Valorizar a água”, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) reafirma seu compromisso socioambiental por meio da adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Com diversos projetos na área de sustentabilidade voltados para o tratamento, preservação e conservação dos recursos hídricos, a UEPB formalizou todos os trâmites para receber o selo de sustentabilidade com adesão à A3P, e com isso, se tornar uma instituição comprometida com a Agenda Ambiental da Administração Pública.

O Termo já foi assinado no último dia 5 de março, restando apenas o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicar a adesão no Diário Oficial da União (DOU). A Certificação de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública será um marco na história da UEPB. A professora Weruska Brasileiro Ferreira, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, uma das responsáveis pela aquisição do Selo, destacou que a A3P tem finalidade de ser um plano estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo, em busca da sustentabilidade.

Segundo ela, a UEPB vai receber o Selo de Sustentabilidade já aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente, porque se comprometeu em cinco anos desenvolver atividades, projetos e ações, que visam contribuir com o uso racional dos recursos naturais, incluindo projetos de eficiência hídrica, energética e reciclagem.
A professora lembrou que uma das metas do plano de gestão da reitora Célia Regina Diniz é que a UEPB avance nessa agenda, desenvolvendo mais ações voltadas para a preservação dos recursos naturais.

Com esse Selo, a UEPB vai reafirmar seu compromisso em promover a economia de recursos naturais, reduzir os impactos ambientais com a melhoria na eficiência energética, hídrica e de gestão de resíduos, promover a inclusão social para as classes mais inferiorizadas da sociedade, formar mais profissionais conscientes com a responsabilidade socioambiental, além de promover medidas de cunho ambiental que possam permitir uma redução nos gastos do erário.

Será missão ainda da UEPB promover a produção e o consumo de produtos e bens sustentáveis, promover ações de controle as endemias do Semiárido, aprimorar as atividades esportivas, música, dança, artesanato, literatura e outras atividades que contribuam com a melhoria da qualidade de vida de técnicos administrativos, professores e discentes da Instituição, bem como, sensibilizar e capacitar a comunidade universitária para as questões socioambientais.

Com essas iniciativas, a UEPB ensinará a população a ser também mais sustentável com pequenas atitudes, algumas práticas aplicadas no dia a dia, que reflitam na redução do desperdício de água.

Atenção à qualidade dos recursos hídricos
Em relação ao Dia Mundial da Água, a professora Weruska Brasileiro ressaltou que a data serve mais de alerta sobre os impactos da ação humana sobre os rios e a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Ela disse ainda que é um dia em que todos devem refletir sobre a importância desse recurso natural para a vida e para o desenvolvimento econômico e social.

Ao se ater ao tema deste ano, ela disse que a sociedade precisa conscientizar-se da necessidade de valorizar a água não apenas quantitativamente, mas com a qualidade, havendo a necessidade de ser tratada. “Hoje a nossa preocupação é na qualidade desses recursos”, observou.

Ela lembrou que apesar de ser um recurso natural renovável, a água é limitada, existindo atualmente em todo o planeta mais de um trilhão de quilômetros cúbicos, sendo que desse volume, mais de 97% é salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano. A professora Weruska ressaltou ainda que quanto maior for a exploração desse recurso, mais o risco de escassez será alto, visto que o volume usado pelo mundo é acima da capacidade de renovação do recurso.

Sobre a qualidade da água, a professora da UEPB disse que o Brasil não avançou em políticas de saneamento básico, e que nos últimos anos têm deixado a desejar. Segundo ela, a poluição das águas consumidas no país se dá principalmente devido à falta de saneamento, em particular, os esgotamentos sanitários. Hoje, conforme destacou a professora, o Brasil trata apenas 46% dos esgotos coletados, e mais de 100 milhões de brasileiros ainda não têm coleta de esgoto em suas residências em pleno século XXI. “Isso é preocupante, porque o esgoto traz diversos contaminantes, patógenos e substâncias que comprometem a qualidade da água”, observou.

Nesse cenário de recursos hídricos, a UEPB, conforme destacou Weruska, tem uma expertise muito grande. “São diversos projetos desenvolvidos dentro da Instituição, como por exemplo, o projeto de dessalinização de água através da dessalinização solar, importante ação para o saneamento rural, que já ganhou diversos prêmios; o projeto coordenado pelo professor José Tavares, é outro exemplo, que estimula o reuso da água após o tratamento do esgoto para irrigação na região rural”, acrescentou.

Particularmente, a professora Weruska desenvolve projetos voltados para a conservação e preservação dos recursos hídricos, a exemplo de suas iniciativas que visam recuperar alguns lagos, bem como, o desenvolvimento de algas para melhoria de águas residuárias. Para ela, o grande desafio do momento, mais importante que qualquer tecnologia, é criar uma consciência de preservação e conservação dos recursos hídricos tão preciosos para a existência humana, e assim, tornar o planeta sustentável.

Texto: Severino Lopes
Ilustração: Núcleo de Criação/Codecom