Universidade Estadual da Paraíba reabre MAC para visitação pública nesta sexta-feira, 17 de junho

16 de junho de 2016

MAC (1)

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai reabrir, a partir das 17h desta sexta-feira (17), em Campina Grande, o MAC, antigo Museu Assis Chateaubriand que agora passa a se chamar Museu de Arte Contemporânea da Paraíba. “Põe-se um fim a dualidade, pois já havia em Campina Grande um museu com o mesmo nome”, explica o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor Francisco Pereira. “A própria arquitetura do museu foi pensada para destinar-se à produção artística e cultural contemporânea”.

A reabertura do espaço terá duas exposições. Obras dos principais nomes das artes plásticas paraibanas, além de produções de gravuras alemãs ocupam os cinco salões do MAC. São mais de 200 peças oriundas do acervo da Fundação Espaço Cultural (Funesc), além de obras que pertencem à Granja Santana, residência oficial do governador.

Dentre os destaques da exposição há obras de grandes nomes da pintura brasileira, como Di Cavalcanti, e do paraibano radicado no Rio de Janeiro, Tomás Santa Rosa. Quem visitar o Museu de Arte Contemporânea terá a oportunidade de conferir um verdadeiro panorama do que há de mais representativo nas artes plásticas da Paraíba, com trabalhos de artistas como Flávio Tavares, Miguel dos Santos, Ivan Freitas, Marlene Almeida, Raul Córdula, José Rufino, Alexandre Filho, entre outros.

“A exposição é fruto de um acordo de cooperação entre UEPB, Governo do Estado, através da Secretária de Cultura/Funesc, com a Pró-Reitoria de Cultura da UEPB, que a partir desta exposição desenvolverá um plano de ação cultural envolvendo não só exposições a serem realizadas em Campina Grande, como também em João Pessoa, a exemplo da exposição de gravuras de artistas latino americanos, pertencente à UEPB, a ser apresentada no segundo semestre”, informa Pereira.

Esta exposição inaugura uma cooperação em outras áreas como teatro, música e cultura popular. O horário de visitação do MAC será das 13h às 19h, de terça-feira a domingo.

Texto: Astier Basílio

Fotos: Ângelo Rafael