Unidade Básica de Saúde da Família será inaugurada nesta quarta na Clínica Escola de Enfermagem da UEPB

8 de outubro de 2019

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Enfermagem, ganhará, nesta quarta-feira (9), um importante equipamento para o atendimento em Saúde da população campinense. Trata-se da inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Professora Odete Leandro Oliveira, que passa a funcionar dentro da Clínica Escola de Enfermagem, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município.

A solenidade de inauguração da UBSF está marcada para as 9h e reunirá estudantes, professores e técnicos da UEPB, além de profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG). A unidade atenderá mais de 3 mil moradores dos bairros Vila dos Teimosos, Novo Bodocongó, do Conjunto João Paulo II e do Condomínio Santa Tereza. A equipe tem médico, enfermeira, técnico de enfermagem, técnico em farmácia, assistente social, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

A Clínica Escola já realiza um trabalho gratuito à população e agora intensificará as ações com as atividades da UBSF. Além disso, a proximidade da Unidade Básica de Saúde da Família com os cursos da área de Saúde da Universidade vai possibilitar a troca de experiências entre profissionais da unidade e da Instituição, bem como o estágio dos estudantes.

Durante a inauguração e, como parte das comemorações do Dia do Farmacêutico, a Farmácia Escola, o Centro de Informações Sobre Medicamentos (CIM), a Clínica de Enfermagem e o Departamento de Farmácia da UEPB vão realizar a atividade “Ação em Rastreamento e Educação em Saúde”, com a oferta de serviços gratuitos para a população.

O atendimento farmacêutico funcionará em frente à UBSF, no prédio CCBS, e realizará serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, manejo de problemas de saúde autolimitados, revisão de farmacoterapia, conciliação terapêutica e acompanhamento farmacoterapêutico. Segundo a professora Thiala Josino, farmacêutica da Farmácia Escola, o atendimento continuará ao longo do semestre para a população que desejar recorrer ao serviço.

Texto: Severino Lopes