UEPB promove 1ª edição do Congresso Nacional Multidisciplinar em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta

1 de outubro de 2020

O 1º Congresso Nacional On-line Multidisciplinar de Fisioterapia (Comultfisio) acontecerá entre os dias 24 e 27 de novembro, promovido pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento científico contará com apresentação de trabalhos, palestras e minicursos, visando motivar professores e estudantes, valorizar a profissão de fisioterapeuta e promover integração entre estes públicos.

O Dia do Fisioterapeuta é comemorado no dia 13 de outubro e foi um dos motivos para a promoção do congresso, que tem como público-alvo alunos e docentes da área, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde. A programação será organizada em plataforma on-line, permitindo a participação dos conferencistas e participantes de forma segura neste período da pandemia.

A organização do evento afirma que a Fisioterapia deve estar fundamentada no conhecimento científico, embasada em condutas terapêuticas, sendo imprescindível fortalecer o atendimento humano. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o evento busca estimular o estudo em tempos de isolamento social e transmitir um conteúdo científico de alta qualidade na área.

Programação
A professora Socorro Barbosa, do Departamento de Fisioterapia e pró-reitora adjunta de Extensão da UEPB, informou que a maioria dos convidados são alunos egressos da UEPB, que estão atuando em diversos segmentos e lugares do Brasil. No primeiro dia do evento estão programados quatro minicursos e três palestras. Os minicursos confirmados são: “Fisioterapia manipulativa nas afecções da coluna vertebral”; “Funcionalidade e sexualidade do paciente com lesão medular”; “Cinesioterapia dos músculos do assoalho pélvico: do treino proprioceptivo ao funcional”.

As palestras abordarão os seguintes temas: “Quais as diferenças e semelhanças entre ser fisioterapeuta no Brasil e nos Estados Unidos?”; “E aí, fisio…vamos empreender?” “Avaliação fisioterapêutica de pacientes com dor crônica baseada no modelo biopsicossocial”.

No dia 25 de novembro, a programação consistirá de três palestras: “Funcionalidade e saúde: interface entre pesquisa, extensão, colaboração e atenção à saúde em hanseníase”; “Como planejar minha pesquisa?”; “Boas práticas no manejo da amamentação”. O terceiro dia segue com as palestras intituladas: “Tecnologia Health e envelhecimento: quais os potenciais?” e “Papel da fisioterapia na habilitação/reabilitação visual”.

O último dia de evento terá as palestras: “Estimulação transcraniana por corrente contínua no trauma cranioencefálico; Fisioterapia em sexualidade – novos rumos para o mercado de trabalho”; “Treinamento com restrição do fluxo sanguíneo em DPOC: evidência e aplicabilidade”.

Inscrições, prazos e submissões
A programação ainda consistirá de apresentação de trabalhos, que terão o prazo de envio de 15 a 31 de outubro. Eles serão feitos pelo site oficial do evento. As inscrições são gratuitas e realizadas através do site do evento que será lançado em breve. Pelo mesmo endereço, os participantes conhecerão as normas para submissão dos trabalhos e a programação completa. Os interessados poderão conferir outras informações da área pelo Instagram do Congresso.

Texto: Juliana Rosas