UEPB e Superintendência de Trânsito avançam nas discussões para criação de observatório de dados estatísticos

30 de agosto de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (SSTP) de Campina Grande estão próximas de criarem, juntas, o observatório de dados estatísticos que auxiliará na coleta, preparação e divulgados de todas as estatísticas envolvendo a autarquia municipal. Como as duas instituições já possuem um termo de cooperação assinado, será apresentado um projeto através do Departamento de Estatística da UEPB para que as atividades possam ser iniciadas em sequência.

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (29), no Gabinete da Reitoria, envolvendo o reitor da UEPB, professor Rangel Junior; o superintendente da STTP, Félix Neto; o coordenador adjunto do Departamento de Estatística, professor Ricardo Alves de Olinda; a chefe do Departamento de Estatística, professora Ana Patrícia Bastos Peixoto; além dos funcionários da STTP, Daniel Araújo e Sônia Santos, encaminhou para que nos próximos meses esse núcleo de observação seja criado.

Segundo o reitor Rangel Junior, o trabalho em parceria que já existe entre a UEPB e a STTP será atualizado e terá seu prazo estendido para que assim todos os envolvidos tenham tempo e condições de colocar em prática essa proposta. “Nosso termo de cooperação com a STTP vai ser atualizado. Esse é o primeiro passo. Com isso, nós renovamos o prazo, o estendendo por cinco anos, para que o objetivo seja alcançado, que é a criação e funcionamento desse observatório que será muito importante para a cidade de Campina Grande”, destacou o reitor.

Já Félix Neto acrescentou que com o trabalho dos professores e alunos do Departamento de Estatística, além do funcionamento do observatório, também será possível criar uma nota técnica que será responsável por chancelar todas as informações oficiais produzidas pelo Núcleo. “A assinatura do observatório com a nota técnica é fundamental para que possamos trabalhar de forma acadêmica e profissional. Vamos criar a estrutura necessária, receber alunos do Departamento de Estatística e promover a integração do trabalho com nossos funcionários”, disse o superintendente da STTP.

O coordenador adjunto do Departamento de Estatística, professor Ricardo Alves de Olinda, apontou ainda que, com a criação desse observatório, alunos que estejam cursando a partir do 6º período poderão realizar o componente curricular Estágio Supervisionado na Superintendência de Trânsito. Ele também afirmou que o trabalho conjunto que já é realizado entre o Departamento e a STTP contribuiu para o melhoramento do trânsito de Campina Grande.

“Com esse observatório poderemos oferecer mais oportunidade de estágio para nossos alunos. Eles terão a oportunidade de atuar diretamente na coleta de dados, organização e finalização dos relatórios. Já realizamos alguns trabalhos dessa maneira junto à STTP, como o estudo feito no cruzamento da Avenida Vigário Calixto com a Rua João Quirino. Após isso, a Superintendência realizou ações no local e o resultado foi bastante positivo”, acrescentou o professor Ricardo.

 

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti