UEPB e Clube Campestre preparam parceria para o desenvolvimento do voleibol em Campina Grande

1 de outubro de 2020

Sempre incentivando a prática dos esportes, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), se prepara para celebrar uma série de convênios com o Clube Campestre de Campina Grande. A parceria tem o intuito de viabilizar a realização de eventos esportivos, especialmente aqueles voltados para o desenvolvimento do voleibol em Campina Grande.

Um dos eventos será a Superliga C Feminina da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que acontece no período de 21 a 25 de outubro, com uma equipe do Clube Campestre sendo a única da Paraíba. Também serão realizadas as seletivas da equipe adulta masculina, que ocorrerão no Campestre, no dia 28 de outubro. Para as categorias de base (sub-14 a sub-21), masculino e feminino, serão realizados os testes nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Patos até o mês de dezembro.

Esses eventos serão realizados em conformidade com todos os protocolos e regulamento dos retornos das atividades esportivas propostos pelas autoridades locais e nacional em vigor. A perspectiva é que ainda neste mês de outubro os convênios sejam assinados pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e pela diretoria do Clube Campestre. Uma série de reuniões, entre a COEL e os representantes do clube já aconteceram, e praticamente deixaram encaminhados os termos do convênio.

A UEPB, conforme destacou o coordenador de Esportes e Lazer, professor Eugênio Moura, vai entrar com a estrutura da PROEST e do Departamento de Educação Física, além de alguns cursos de Saúde da Instituição. Estagiários da Universidade serão envolvidos na competição. A UEPB ficará responsável por fazer toda a parte de avaliação e testes físicos e oferecer o suporte de fisioterapia e psicológico aos atletas. “Vamos entrar com o que temos e mostrar o potencial e a capacidade científica da Universidade”, explicou o professor Eugênio.

Eugênio Moura ainda reforçou que este projeto permitirá a preparação física, nutricional, psicológica e de assistência fisioterapêutica dos atletas das equipes de voleibol para o mais alto rendimento esportivo. De acordo com ele, os convênios serão de grande relevância tanto para a Universidade como para o Clube Campestre. Ele lembrou que a competição da Super Liga será transmitida pela TV Itararé de Campina Grande, e terá a logomarca da UEPB estampada no uniforme dos atletas.

O pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira da Silva, destacou que o impacto social do projeto busca contribuir para a formação integral do cidadão e valores do esporte, além de ser um significativo campo de oportunidades nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para os diversos cursos da UEPB, por se tratar de um projeto multidisciplinar e que pode envolver professores e alunos.

O presidente do Clube Campestre de Campina Grande, Alex Antônio Marcolino de Araújo, juntamente a comissão técnica de voleibol do clube (Ricardo Silveira, Jorge Carvalho, Durmerval Gomes, Idebaldo Grisi e Jakennio Batista), estão confiantes na significativa contribuição para o sucesso do projeto com o potencial dos profissionais da UEPB na busca de significativos resultados das equipes de voleibol envolvidas nessa parceria.

Texto: Severino Lopes