Trabalho desenvolvido por professores de Matemática da UEPB é destaque em publicação científica internacional

5 de maio de 2016

Um trabalho desenvolvido pelos professores Aldo Trajano e Manuel Milla Miranda, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Campina Grande, foi destaque internacional recentemente, com a publicação na revista científica Journal of Mathematical Analysis and Applications (JMAA). Intitulado On Nonlinear Wave Equations of Carrier Type (Sobre a equação da onda não linear do tipo Carrier), o trabalho contou com a participação do professor emérito do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Adauto Medeiros, e foi citado como um dos cinco melhores trabalhos da revista desde a sua publicação.

O estudo trata da existência global e decaimento de soluções de um problema de vibrações não lineares de um corpo elástico. Este problema de difícil solução foi resolvido pelos autores utilizando métodos inovadores. Segundo explicaram os docentes, as vibrações de um corpo elástico flexível podem ser descritas por uma equação de evolução não linear de tipo Carrier. Para obter soluções globais no tempo da equação, os especialistas procuraram introduzir amortecimentos os quais são proporcionais à velocidade do deslocamento dos pontos do corpo.

Conforme os autores do trabalho, o tipo de amortecimento não linear introduzido permite reduzir consideravelmente os cálculos para a obtenção da solução da equação, bem como mostra que a solução decai muito rápido. Para obter estes resultados, os autores utilizaram técnicas inovadoras, as quais estão destinadas a ser muito utilizadas posteriormente em problemas semelhantes.

Os professores da UEPB receberam com satisfação a notícia do destaque que o trabalho obteve internacionalmente e ressaltaram que a publicação na revista JMAA mostra a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Instituição. A JMAA é publicada pela prestigiosa editora ELSEVIER e possui grande circulação internacional. Está catalogada pelo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o conceito A2.

Texto: Severino Lopes