Setor de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEP promove live sobre cuidados em saúde mental

16 de abril de 2021

No dia 20 de abril, às 16h, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Setor Desenvolvimento de Pessoas, promove o encontro virtual “Cuidados em saúde mental”, que terá como convidado Leonardo Abrahão, psicólogo idealizador da campanha Janeiro Branco. A transmissão será feita pelos canais oficias da UEPB no Youtube e Facebook.
Em março deste ano, o Setor Desenvolvimento de Pessoas da PROGEP realizou sua primeira live sobre saúde mental, lançando um projeto que mensalmente trará um convidado para refletir sobre este tema. “Esta é uma ação permanente da PROGEP considerando o contexto da pandemia, sempre abordando questões envolvendo saúde mental e emocional”, disse Paula Andrade, psicóloga da UEPB.
Paula conversará com Leonardo Abrahão, psicólogo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O “Janeiro Branco” foi criado em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo profissional e vem ganhando colaboradores a cada ano em todo o país. O mês de janeiro foi escolhido para a campanha por alguns motivos. É quando as pessoas geralmente têm a sensação de um recomeço, muitos planos e novo estilo de vida.
Também é comum experimentar alguma melancolia ou angústia durante a passagem do ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas ainda estão fragilizadas por isso. Refletiu-se que esse seria o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.
Outro serviço permanente da PROGEP é a escuta psicológica. Os servidores da UEPB que sentirem necessidade de acolhimento pela psicóloga podem agendar seu atendimento pelo e-mail: paulaandrade@servidor.uepb.edu.br. O sigilo é garantido em todas as etapas.

Texto: Juliana Rosas