Corpo de Bombeiros fará treinamento de combate a incêndios e primeiros socorros no CCBSA

11 de julho de 2016

Dentro da política de prevenção de acidentes e buscando capacitar os servidores para lidar com infortúnios que podem ocorrer em quaisquer instituições, a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove nos dias 19, 21 e 26 de julho, nas dependências do Câmpus V, em João Pessoa, um ciclo de palestras voltado aos docentes, técnicos administrativos e estudantes do Centro de Ensino. Tais atividades serão ministradas por representantes do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba.

A primeira palestra, voltada à prevenção e combate a incêndios em bibliotecas e arquivos, ocorrerá no dia 19 de julho, das 8h às 10h, no miniauditório, sendo destinada aos arquivistas, bibliotecários e auxiliares de biblioteca do CCBSA. Em virtude da necessidade de participação dos profissionais da Biblioteca e Laboratórios de Arquivologia neste treinamento, tais setores deverão estar fechados para atendimento ao público no dia da atividade, no turno da manhã.

No dia 21 de julho, em dois horários distintos: das 10h às 12h e das 18h30 às 20h, no Auditório Pioneiros, áreas externas e laboratório de anatomia (caso necessário), será realizado o treinamento de primeiros socorros, aberto à comunidade acadêmica. Já no dia 26 de julho, das 10h às 12h e das 18h30 às 20h, também no Auditório Pioneiros, será realizado o treinamento de prevenção e combate a incêndios, aberto ao público do CCBSA.

Além da organização dessas capacitações, a direção do Câmpus V também construiu recentemente um guia de atendimento para emergências médicas que está disponível para a comunidade em formato online e impresso nas coordenações de cursos, biblioteca, laboratórios, murais dos corredores de sala de aula e com representantes dos centros acadêmicos.

O guia, que foi construído pelos servidores Kefson Félix e Patrícia Rolim, reúne orientações básicas de primeiros socorros, telefones de contato de órgãos que prestam serviços de emergência, endereços de hospitais com horários de funcionamento e especialidades que atendem em cada unidade. O objetivo do documento é otimizar o atendimento à comunidade acadêmica que necessite de assistência médica, para que estudantes e servidores saibam como agir e onde levar quem necessitar desse tipo de atenção.

Texto: Juliana Marques