Série de atividades promovida no Câmpus de João Pessoa marca comemorações pelo Dia do Arquivista

24 de outubro de 2019

Como parte da programação do Dia do Arquivista, celebrado no último dia 20 de outubro, o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus V, em João Pessoa, está realizando uma série de atividades voltadas para a formação em Arquivologia.

O evento, promovido por meio da Coordenação do Curso de Arquivologia, foi aberta na última terça-feira (22), com a palestra “O Arquivista e as tecnologias da Informação”, ministrada pela arquivista Rita de Cássia Esteves e pelo professor Danilo de Sousa Ferreira. A atividade, realizada no Auditório do Câmpus V, reuniu estudantes e professores do Curso de Arquivologia.

A programação seguiu na quarta-feira (23) no Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação do CCBSA, com o workshop “Noções de preservação de acervos em papel”, ministrado pelas professoras Maria Meriane Vieira Rocha e Rosilene Agapito da Silva. O evento será encerrado no próximo dia 1º de novembro, com uma visita técnica dos estudantes e professores do curso ao Arquipo Público Estadual Jordão Emerenciano, em Pernambuco, e à Fundação Joaquim Nabuco. Na Fundação, eles conhecerão a parte de conservação de acervos, digitalização e documentos digitais.

Os professores Sanderson Lopes Dorneles e Eliete Correia dos Santos, organizadores das atividades, destacaram a boa participação dos estudantes no evento. Sanderson reforçou que a programação visa mostrar a importância do Arquivista tanto no fazer de preservação e conservação de documentos em papel, como o emprego das tecnologias de informações para o tratamento de documentos digitais, o que mostra a preocupação do curso em acompanhar as transformações dos suportes da informação.

Texto: Severino Lopes