Seminário da Universidade Estadual da Paraíba debaterá as vivências sociais com o jornalismo etnográfico

30 de outubro de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Curso de Jornalismo, promove, nos dias 4 e 6 de novembro, o Seminário sobre Jornalismo Etnográfico com apresentação dos resultados do projeto de extensão Alumiá. O primeiro encontro acontece na segunda-feira (4), às 19h, e o segundo será na quarta-feira (6), às 9h, ambos no Auditório 1 na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. As atividades são gratuitas e disponibilizam certificado.

A ideia do projeto partiu dos próprios estudantes que, na busca por exercitar a prática do jornalismo em profundidade, perceberam a necessidade de voltar seus olhares a grupos que são tidos como “ignorados sociais”. Reportagens foram produzidas e publicadas na plataforma do projeto (https://alumia.home.blog). A primeira série abordou questões relacionadas aos profissionais do sexo e a segunda trata do cotidiano de pessoas em situação de rua em Campina Grande.

O evento é voltado para a comunidade acadêmica e o público em geral, com a perspectiva de fazer com que os relatos, a vivência e a troca de experiências retornem aos sujeitos em forma de auxílio e reconhecimento. Na oportunidade, estarão presentes representantes das instituições que desenvolvem trabalhos de apoio aos grupos estudados pelo projeto.

Alumiá é um projeto de extensão coordenado pelas professoras Ada Guedes e Suéllen Rodrigues, composto pelos alunos Alessandra Clementino, Carla Miranda, José Ricardo Júnior e Mateus Araújo, tendo como objetivo despertar o exercício do olhar crítico e social dos estudantes, como também da sociedade.