Semana do Psicólogo abre espaço para discussões sobre a atividade profissional em Psicologia

24 de agosto de 2018

Em comemoração ao dia do Psicólogo, o Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro Acadêmico do curso, realizará mais uma edição da Semana do Psicólogo. Com uma vasta programação que inclui, palestras, mesas redondas, oficinas e mostra de arte, a semana ocorrerá de 27 a 31 de agosto, no auditório de Psicologia e na sala 9 do curso, durante os turnos da manhã e tarde.

Para esta edição, foi realizada previamente uma coleta de temas de interesse da comunidade acadêmica para discussão com os discentes do curso. O objetivo foi organizar uma programação democrática que abarcasse as reais necessidades dos alunos. O evento é gratuito e aberto, não necessitando fazer inscrições prévias, a não ser para a II Mostra de Arte, uma vez que as oficinas possuem vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever no dia da atividade.

A programação será aberta na segunda-feira (27), com exposições artísticas no hall do Departamento de Psicologia. À tarde, no auditório, será realizada a mesa redonda “Saúde Mental dos Estudantes de Psicologia”, com a professora Laércia Maria Bertulino de Medeiros e a psicóloga Renata Oliveira dos Santos

As atividades prosseguem na terça-feira (28), com a II Mostra de Arte, e a mesa redonda “Artes e Psicologia: Diálogos possíveis”, conduzida pelo professor Jorge Dellane da Silva Brito, e pela professora Thelma Maria Grisi Veloso, além do graduando Marcos Cândido e psicólogo Felipe Zeferino. Na parte da tarde acontecem as oficinas de Dança do Ventre, Pêndulos (Olho-de-Deus) e Mandalas.

A principal atividade da quarta-feira (29) será a palestra “A Psicologia Jurídica”, ministrada na sala 9 do Departamento, pela professora Aline Lobato Costa. Já na quinta-feira (30), será realizada a mesa redonda “Transgeneridade e psicologia: demandas e desafios para a prática da saúde mental com travestis e transexuais”, a ser ministrada pelo graduando Pedro Augusto Lima Monteiro e o psicólogo Edivan Gonçalves da Silva Júnior. À tarde acontece a mesa redonda “A prática do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social”, com as psicólogas Simone Albuquerque Frazão e Rayanne Chagas Barbosa

O evento será encerrado na sexta-feira (31), com a palestra “Relacionamentos abusivos: 11 anos da Lei Maria da Penha”, que será ministrada pela psicóloga Joana Christina de Souza Brito.

Texto: Severino Lopes