Semana de Filosofia da UEPB tem início com debate sobre ética no discurso filosófico ocidental

28 de março de 2017

Realizada semestralmente pelo Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), teve início na noite desta segunda-feira (27), mais uma edição da Semana de Filosofia da UEPB. A abertura do evento aconteceu no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, e contou com a participação de professores e dezenas de alunos do curso. A palestra de abertura ficou por conta do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Flávio de Carvalho, que abordou o tema “Quando existir e falar exigem cuidado”.

Durante sua palestra o filósofo destacou a aproximação de sua explanação com o tema geral do evento, “Perspectivas éticas no discurso filosófico ocidental”, uma vez que assuntos como Metafísica, Filosofia Contemporânea Francesa e o Ensino de Filosofia foram abordados por ele. Ao longo da palestra, o professor fez recorrentes citações aos pensamentos de Michel Foucault e ao conceito de parresia, provocando interesse dos alunos participantes para o debate.

Para o coordenador da Semana de Filosofia da UEPB, professor Nilton Conserva, esses momentos de discussões e aprendizados são muito importante no processo de formação dos alunos, uma vez que a Filosofia se coloca como um instrumento de contestação do mundo, e ao mesmo tempo como item fundamental para a reflexão sobre o desenvolvimento da sociedade. Ele destacou a participação dos estudantes no evento e a troca de conhecimento entre todos os participantes.

As atividades da Semana de Filosofia retornam nesta quarta (29) e se encerram na quinta-feira (30). A programação conta com o oferecimento de 12 minicursos ministrados por professores da UEPB, UFCG e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas atividades são realizadas nos turnos da manhã e da tarde, enquanto à noite acontecem as palestras.

 

Texto e Fotos: Givaldo Cavalcanti