Revista de Gestão Ambiental publica artigo sobre produção científica de docentes da UEPB

26 de janeiro de 2021

A Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, publicação semestral que divulga artigos na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, divulgou em sua primeira edição de 2021 um artigo sobre a produção científica de docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O Volume 8, Número 18 da Revista apresenta ao público o artigo “Produção científica de docentes de uma universidade estadual pública: o caso da Universidade Estadual da Paraíba”, que tem como autores Millena Nunes Dantas, Anna Karolina Martins Borges, José Etham de Lucena Barbosa, Sérgio de Faria Lopes, e Rômulo Romeu Nóbrega Alves.

O trabalho feito pelos professores e pesquisadores da UEPB avaliou indicadores de produtividade científica do corpo docente da Universidade Estadual, entre os anos de 2011 e 2015. Este recorte apresentou um total de 911 currículos Lattes avaliados quanto ao número de publicações de livros, capítulos de livros, artigos, fomento (bolsistas PQ), título acadêmico, participação em programas de pós-graduação (PPG) e a soma de orientações concluídas a discentes de graduação e pós-graduação. O artigo indica que as áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas tiveram a maioria de suas publicações associadas a livros e capítulos de livro em editoras nacionais.

Ainda de acordo com o estudo apresentado na publicação, o maior número de publicações em revistas indexadas em bases internacionais está associado a docentes vinculados aos Departamentos de Biologia e de Enfermagem da Instituição, constatando que a produção científica está concentrada em docentes ligados a algum programa de pós-graduação, sobretudo aos pertencentes às áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, uma vez que essa concentração é ainda maior quando se considera a produção de artigos de alto impacto internacional.

O estudo ainda destaca a importância das pós-graduações na produção científica da Instituição, sendo os docentes destas os principais responsáveis pela produção científica em quantidade e qualidade, quando se considera métricas internacionais, consideradas fundamentais para a visibilidade internacional da Universidade. O artigo escrito pelos autores foi recebido pela revista em 17 de outubro de 2020, sendo aceito em 18 de janeiro de 2021. A publicação está disponível desde o dia 24 deste mês e pode ser acessada clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti