Residência Pedagógica define atividades de formação dos subprojetos de História para os câmpus I e III

13 de outubro de 2020

O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), articulado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), definiu sua programação de formação para os estudantes dos cursos de História dos câmpus I e II da Instituição, durante o mês de outubro. As atividades ocorrerão entre os dias 14 e 29, de forma remota, com a realização de ciclos de palestras, minicursos, além de ações metodológicas que têm como objetivo promover uma maior preparação dos residentes integrantes dos subprojetos. A organização é do professor João Batista Gonçalves Bueno, e da professora Patrícia Aragão.

Ao todo serão oferecidas cinco palestras para os alunos integrantes da Residência Pedagógica, envolvendo temas como: saúde mental, tempo vivido na residência, escola cidadã, tecnologia e currículo no ensino de História. Os minicursos abordarão leitura e escrita na sala de aula, e a mudança no Ensino Médio a partir da lei 13.415/2017. Já as ações metodológicas serão três, envolvendo assuntos como: pedagogia afro-brasileira, identidade quilombola, e ensino de História e residência. A Coordenação do Programa destaca que a participação de todos os bolsistas e voluntários é obrigatória. No dia de cada atividade será disponibilizado no link da sala de aula virtual para a realização do encontro.

Todos os participantes devem preparar relatórios das atividades que serão realizadas e enviar para os coordenadores de cada subprojeto. As informações desses relatórios devem indicar cada atividade com o nome do palestrante, ou proponente do minicurso, além dos objetivos de cada um dos encontros virtuais. Cada grupo de residentes deverá combinar junto ao coordenador do subprojeto a preparação das listras de presença de cada atividade. Para ter acesso à programação completa da formação no mês de outubro, clique AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti