Reitora da UEPB se reúne com direção do SINTESPB para dialogar sobre demandas da categoria

12 de fevereiro de 2021

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, se reuniu na tarde desta quinta-feira (11) com a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB/UEPB) para tratar das demandas da categoria. O encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria e contou com a presença do chefe do Gabinete, professor Luciano Albino, o presidente do SINTESPB, Fernando Borges, além do secretário de Finanças do Sindicato, Roberto Soares da Silva.

A pauta apresentada pelos representantes dos técnicos administrativos da Instituição foi constituída dentre vários pontos o estabelecimento de uma mesa técnica com vistas a discutir a campanha salarial anual dos servidores, além da negociação para assegurar o cumprimento da Lei da Base e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria. Também foram debatidas as medidas que estão sendo adotadas para o descongelamento das progressões e os retroativos. A Reitora já encaminhou às secretárias de governo e ao governador a atualização sobre as progressões para sua implantação. Para tanto, teve audiência com o secretário de educação, Cláudio Furtado, que entre outros assuntos, tratou do desbloqueio das referidas progressões.

A reitora da UEPB observou que muitas das demandas apresentadas fazem parte da carta programa da gestão, e que já estão sendo colocadas em prática. A professora Célia Regina destacou que a revisão e atualização do PCCR é uma das prioridades da gestão, assim como, a regulamentação do regime de trabalho híbrido. Ela também reforçou que, ao lado da professora Ivonildes Fonseca, vice-reitora, não medirá esforços para atender os pleitos.

A preparação da Universidade para o retorno das atividades presenciais também foi debatida no encontro. O Sindicato apresentou uma proposta para estabelecimento de normas de segurança sanitária e de saúde dos trabalhadores, e a reitoria destacou que este trabalho já está sendo feito pelas pró-reitorias da UEPB para que todas as normas sanitárias e protocolos de biossegurança sejam cumpridos integralmente, visando garantir e preservar a saúde de toda a comunidade universitária.

Texto: Severino Lopes