PRPGP divulga edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Cota complementar 2021/2022

3 de agosto de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e do Comitê de Avaliação da Instituição, abriu as inscrições para professores, técnicos administrativos e pesquisadores interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Cota complementar 2021/2022. O edital com as normas da seleção já foi publicado.
Estão sendo oferecidas 50 cotas de bolsa, provenientes do edital n° 08/2021 promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Essas novas bolsas devem ser implementadas a partir de setembro, com valor mensal de R$ 400 e duração de 12 meses.
Essas bolsas adicionais se destinam exclusivamente aos estudantes egressos da rede pública do Estado da Paraíba, regularmente matriculados nos cursos de graduação, sendo 25 bolsas destinadas exclusivamente aos estudantes oriundos da rede estadual de ensino da Paraíba que estejam regularmente matriculados no 1º período de seus respectivos cursos de graduação e 25 bolsas destinadas aos alunos oriundos da rede estadual de ensino da Paraíba que estejam regularmente matriculados a partir do 2º período e que possuam no mínimo 2 semestres para conclusão de seus respectivos cursos de graduação.
As inscrições são on-line e podem ser realizadas a partir desta terça-feira (3), até o dia 20 de agosto, através do formulário disponível no edital. O programa tem como objetivo apoiar as atividades científicas mediante a seleção de projetos de pesquisa dirigidos a todos pesquisadores da Instituição (professores e técnicos administrativos), com títulos de doutor e mestre do quadro permanente, em regime de Dedicação Exclusiva (T-40) e em atividade na UEPB. Cada proponente terá direito a solicitar uma cota de bolsa PIBIC-Af. A análise e julgamento das propostas será feita entre 21 e 30 de agosto, e a divulgação do resultado final será no dia 3 de setembro. A vigência da bolsa será de 3 de setembro a 31 de agosto de 2022.
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, destacou que essas bolsas adicionais representam um incremento de 9,5% do total de bolsas da Instituição neste ano de 2021, e garantiu que todas as áreas do conhecimento serão contempladas, sem restrições. Além disso, destacou a importância dessas bolsas complementares para o fortalecimento da política de cotas na UEPB, uma vez que essas novas bolsas vieram a complementar as iniciativas já previstas nessas cotas de PIBIC voltados às ações afirmativas (PIBIC-Af).
Complementarmente, o pró-reitor ressaltou que esse Edital complementar tem por objetivo selecionar estudantes de excelência egressos da Rede Estadual de ensino que apresentaram bom desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dessa forma, o principal critério de classificação/ranqueamento dos bolsistas será seus desempenhos no ENEM (nota geral e nota da redação). E por último ressalta a importância deste edital em permitir atender estudantes do 1° período que não são atendidos pelas demais cotas de bolsas PIBIC da UEPB e do CNPq.