PROPLAN e Prefeitura de Campina Grande articulam parceria na área de desenvolvimento socioeconômico

2 de março de 2021

A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) articula junto à Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, uma parceria para o encaminhamento de projetos voltados para o impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico do município. Para isso, foi realizada uma reunião por meio de videoconferência na manhã desta segunda-feira (1º), com a secretária da pasta municipal, Rosália Lucas, para iniciar um diálogo sobre os primeiros passos para esse trabalho conjunto.

A conversa teve como objetivo estreitar os laços institucionais entre a UEPB e o Governo Municipal. Na oportunidade, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) foi convidada para apresentar um levantamento dos projetos que a UEPB possui. As partes também dialogaram sobre as áreas de interesse do município para o desenvolvimento socioeconômico de Campina Grande. O próximo passo será a realização de reuniões técnicas para analisar a viabilidade da execução desses projetos, ou a criação de novos programas como, por exemplo, na área do turismo local.

Outro ponto da reunião foi à abertura de campos de estágio curriculares para os estudantes da UEPB. A Secretária se comprometeu em articular esses espaços na própria pasta, além de estudar a viabilidade de oferecer oportunidades para os discentes da Universidade no setor empresarial da cidade. Uma nova reunião será marcada com a presença da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para discutir os detalhes desta atuação.

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Pollyanna Xavier, é importante escutar as demandas da sociedade no momento em que a UEPB está discutindo a revisão do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), alinhando ações com as secretarias municipais, as quais detêm um maior conhecimento das prioridades locais. Também participaram dessa reunião o pró-reitor adjunto de Planejamento e Orçamento, Ivan Barbosa; a assessora da PROEX, Rochane Villarim; e Jonnas Costa, coordenador de Desenvolvimento local.

Texto: Givaldo Cavacanti
Foto: Reprodução Sala Virtual