“Doce Espera” inaugura reforma em recepção e amplia atividades para crianças na Clínica de Odontologia

1 de novembro de 2019

O que antes era um espaço no cantinho da Sala de Espera da Clínica de Odontologia, onde o projeto de extensão “Doce Espera” desenvolve suas atividades com crianças que recebem atendimento no local, agora virou uma área de colorido, com ainda mais brinquedos educativos e um ambiente para estimular a criatividade da criançada. Um reforma no local, que passou a contar com móveis novos, provocou uma transformação, tornando ambiente mais lúdico e acolhedor. A inauguração aconteceu na tarde de quinta-feira (31), com a presença das alunas da escola “Thalita Nóbrega Ballet”, de Campina Grande.

De acordo com a professora Andreza Targino, coordenadora do “Doce Espera”, essa mudança aconteceu a partir do apoio de pessoas solidárias ao projeto, como a arquiteta Rízia Raquel, que desenvolveu o projeto dos móveis, além do trabalho na confecção por parte dos funcionários da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da UEPB e do apoio da Chefia do Departamento de Odontologia. A intenção de oferecer um espaço com essa proposta é proporcionar a redução da ansiedade das crianças usuárias do serviço, para que o atendimento odontológico seja feito da melhor forma possível.

“Considerando as estratégias propostas pela Psicologia para reduzir a ansiedade que antecede o atendimento odontológico e as sugestões da profissional de Arquitetura, o novo espaço incluiu parede adequada para o uso de giz, na qual as crianças poderão desenhar e soltar a imaginação, além de um cantinho para a leitura, com diferentes títulos infantojuvenis doados pelos alunos extensionistas, espaços acessíveis para os brinquedos, mesas e cadeiras para que as crianças possam realizar atividades de desenho e jogos, e até uma amarelinha no chão, para que possam se distrair”, disse a professor Andreza.

Além da apresentação do balé, as crianças também participaram de brincadeiras, leituras e outras atividades lúdicas antes de realizarem o atendimento odontológico. A Clínica de Odontologia da UEPB funciona do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (83) 3315-3331.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação Doce Espera