Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB

17 de outubro de 2019

Um projeto desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, visa dotar o Câmpus III de um bosque florestal, tornando o ambiente mais agradável e convidativo. Denominado “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, o projeto pretende deixar a área no entorno do Centro totalmente arborizada.

A ideia, concebida por um grupo de professores da Especialização em Geografia e Território Planejamento Urbano, Rural e Ambiental da Instituição, está em fase de preparação do espaço, com reconhecimento da área com fotografias aéreas, levantamento histórico de uso e ocupação, limpeza do terreno, poda de árvores, entre outras atividades.

Conforme os organizadores da iniciativa, a primeira ação será realizada no próximo dia 26 de outubro, com uma intervenção no espaço do CH. De acordo com professora Luciene Arruda, uma das coordenadoras do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, essa intervenção acontecerá durante todo o dia e contará com professores, estudantes e funcionários do Câmpus. Várias atividades estão previstas para acontecer envolvendo a comunidade acadêmica e entidades parceiras, como plantio de mudas das espécies de cajá, aroeiras, mangueira, jenipapo, cuité, jaca, pitomba, sucupira entre outras previstas no projeto.

Aprovado em reunião do Conselho de Centro (COC), o projeto nasceu com o objetivo de organizar a parte frontal do Câmpus III a partir da revitalização dos espaços e instalação de um projeto de paisagismo, em forma de mini bosque, compartilhado com fruteiras e hortas, para criar uma aparência saudável, bem cuidada e valorizada do espaço. A implantação do sistema agroflorestal prevê algumas ações práticas que tornarão o ambiente mais agradável, como a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada.

Como resultado da ação, os professores e estudantes da Especialização esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, de lazer, relaxamento, de aprendizagem sobre as questões ambientais, de ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia da vida universitária. Os espaços verdes contribuirão ainda para regular a temperatura local, diminuir a poluição atmosférica, reduzir o barulho típico das áreas urbanas e evitar processos erosivos.

Integram o projeto do mini bosque, as professoras Ivonildes da Silva Fonseca e Cleomá Toscano, respectivamente diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, além dos professores Amarildo Henrique de Lucena, Luciene Vieira de Arruda, Antônio Belarmino Alves, Belarmino Mariano Neto e Leandro Paiva do Monte Rodrigues.

Texto: Severino Lopes