Projeto de Extensão Saberes e Poderes promove ciclo de debates on-line sobre cultura e meio ambiente

8 de junho de 2021

O Projeto de Extensão Saberes e Poderes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está promovendo um ciclo de debates com o tema “Cultura, saberes e meio ambiente”, sempre aos sábados, das 14h às 16h, via plataforma Google Meet. No próximo dia 19 de junho, a programação terá o webinário “Da Flor do Mandacaru ao Lunário Perpétuo: Introdução aos saberes e práticas dos profetas da chuva do Nordeste”.

Saberes e Poderes: A formação de professores e a construção do empoderamento social nos cursos de licenciaturas da UEPB/Guarabira é um projeto do Câmpus III, coordenado pelos docentes Luciana Silva do Nascimento, Estevam Dedalus P. de Aguiar Mendes e João Matias de Oliveira Neto. O ciclo de debates 2021 do projeto começou em maio e segue até agosto.

O webinário de encerramento também será transmitido pelos canais oficiais da UEPB. As inscrições estão sendo feitas via formulário eletrônico.
O convidado para o webinário de 19 de junho é o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Valdenio Freitas Meneses. A mediação será feita por um dos coordenadores do projeto de extensão e professor do Centro de Humanidades da UEPB, João Matias de Oliveira Neto. As duas primeiras atividades foram realizadas nos dias 15 e 22 de maio. Os webinários foram ministrados pelo professor da UFPB, Francisco José Garcia e coordenador do Núcleo de Justiça Animal (NEJA/UFPB); e o segundo pela jornalista e filósofa Anette Leal, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas Psicobiofísicas (CEPP/JP).

Confira os próximos webinários do Ciclo de Debates 2021 do projeto de extensão Saberes e Poderes:

26/06 – Culturas Juvenis e Mídias Digitais. Convidados: professora Tereza da Nóbrega Queiroz, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Adeilson da Silva Tavares, professor do Câmpus VI da UEPB.

17/07 – Ócio, Capitalismo e Educação. Convidados: Estevam Dedalus, coordenador do projeto de extensão Saberes e Poderes, professor da UEPB e articulista do caderno de cultura do jornal A União; Fábio de Souza Dantas, professor da UFPB; José Waldeyr Santos Adelino, mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

24/07 – Mapeamento e educação intercultural: relato de experiências com povos indígenas. Convidados: Maurice Seiji Tomioka Nilsson, doutor em Humanidades Direitos e outras legitimidades pela Universidade de São Paulo (USP).

31/07 – Meio Ambiente e Universidade: reflexões e experiências. Convidados: Ana Maria Meira de Lello, educadora ambiental da USP; Antonio Vitor Rosa, membro ativo das redes Paulista e Brasileira de Educação Ambiental.

07/08 – Estado Laico e Ensino Religioso. Convidados: Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, professor da UFRN; Emilayne Souto, professora de Sociologia e Ensino Religioso no Governo do Estado da Paraíba.

14/08 – Encerramento: Desenvolvimento Sustentável e Educação. Com: Elias Jabbour, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Ladislau Dowbor, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Luciano Albino Barbosa, professor da UEPB.

Texto: Juliana Rosas