Projeto de extensão promove Mostra Cultural Adolescendo sem Drogas com estudantes da Escola de Aplicação

24 de outubro de 2016

Após várias atividades educativas ao longo do semestre, que foram realizadas pelo projeto de extensão Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – uma proposta transdisciplinar de abordagem, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, de Campina Grande, promoveram na tarde de sexta-feira (21), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a 1ª Mostra Cultural Adolescendo sem Drogas. Na oportunidade, os estudantes expuseram cartazes com o propósito de sensibilizar a comunidade escolar acerca dos riscos e o alcance de medidas preventivas em relação ao uso de drogas.

Coordenado pela professora Renata Cardoso Rocha, o projeto tem o objetivo de oferecer apoio às experiências de atividades preventivas e promotoras de saúde dentro da comunidade escolar em que os adolescentes estão inseridos. Ao todo, participaram das atividades 210 jovens que desde 2013 estão inseridos nessa proposta. Durante a realização da mostra os estudantes puderam externar seus conhecimentos. Também participaram da atividade alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB que são integrantes do projeto.

De acordo com a professora Renata Cardoso, essa mostra foi muito importante para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que ela contribui com a melhoria da sociabilidade dos estudantes, proporcionando a oportunidade de exercitar o potencial lúdico espontâneo no desenvolvimento de medidas educativas em saúde, e principalmente prevenindo o consumo de drogas lícitas e ilícitas utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação