Projeto de extensão promove concurso fotográfico sobre cultura popular durante Seminário da Folkcomunicação

21 de maio de 2019

Apresentar ao público imagens fotográficas que valorizem a cultura popular das comunidades do Nordeste. Este é o objetivo do concurso “Foto Folk”, promovido pelo projeto de extensão Coletivo F8, em parceria com a comissão organizadora do 16º Seminário “Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular”.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 de maio, via internet, por meio do endereço eletrônico www.coletivof8.com/fotofolk. Fotógrafos profissionais e amadores podem participar enviando imagens que tratem do tema “Cultura popular e comunidades”.

O concurso Foto Folk aceita trabalhos de vários gêneros fotográficos, desde fotojornalismo, fotografia documental, artística e retratos, entre outros. Fotografias produzidas para editoriais de moda ou campanhas publicitárias também são bem-vindas, desde que dialoguem com o tema central do Seminário da Folkcomunicação.

As fotografias pré-selecionadas serão expostas no decorrer do 16º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, que será realizado de 5 a 7 de junho, na Central de Integração Acadêmica da UEPB, Câmpus de Campina Grande. Serão escolhidas 10 imagens, a partir de critérios como criatividade, domínio da técnica e da linguagem fotográfica. Haverá ainda votação popular, no site do concurso.

O Seminário “Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular”é uma realização do Departamento de Comunicação (Decom) da UEPB, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom). O evento conta ainda com o apoio das pró-reitorias de Cultura, Extensão, Estudantil, Graduação e Pós-Graduação da UEPB e da União Campinense das Equipes Sociais (UCES).

Além do Coletivo F8, o seminário conta com a participação do Festival Comunicurtas, do Observatório de Jornalismo Cultural (Objorc), dos cursos de graduação em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Publicidade da Faculdade Cesrei e Jornalismo da Uninassau. Somam-se a eles os programas de pós-graduação em Formação de Professores, Desenvolvimento Regional e Literatura e Interculturalidade da UEPB, Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Outras informações sobre o evento pode sem obtidas na rede social www.instagram.com/folkcomuepb.

Fotos: Imagens da exposição fotográfica realizada durante edição 2018 do Seminário