Projeto de extensão do curso de Jornalismo promove oficinas em comunidades rurais paraibanas

22 de abril de 2021

Se a palavra cidadania ganhasse um novo sinônimo, com certeza o Blog Olhar Comunitário entraria na classificação de novos significados. O projeto de extensão do Departamento de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se traduz na promoção dos valores cidadãos, éticos e dos direitos humanos. Sob a coordenação do professor Orlando Ângelo, com a colaboração dos docentes Luiz Custódio e Luís Adriano Costa, a proposta do projeto é despertar nos estudantes de Jornalismo da UEPB a produção de conteúdo com foco nas realidades locais de Campina Grande e cidades circunvizinhas.
Contando atualmente com quatro integrantes, sendo três voluntários e uma bolsista, as pautas do Olhar Comunitário se voltam para um contexto de um jornalismo humanizado, contribuindo para a construção de narrativas com personagens reais do dia a dia, cheios de fé, sonhos, boas histórias. Uma realidade que contrasta com a desigualdade social, enraizada pela violência do cotidiano e também o fantasma do desemprego que assola o Brasil.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de quatro milhões de pessoas habitam na Paraíba (dados 2020), ocupando a 23ª posição no IDH brasileiro, dos quais mais de 900 mil habitantes moram na zona rural em várias partes do Estado (dados 2010). Sabendo que muitas comunidades carecem de informação e desenvolvimento, o projeto Olhar Comunitário ampliou sua atuação, passando a oferecer oficinas educativas na zona rural, capacitando os moradores quanto ao uso correto das mídias e também sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Betânia Diniz, estudante de Jornalismo na UEPB, é bolsista no Olhar Comunitário. Atuando há três anos no projeto, tendo iniciado como voluntária, ela vem ministrando oficinas e promovendo a inclusão das comunidades rurais na extensão universitária. Dentre algumas de suas atuações, destaque para a oficina “Informação e Cidadania no Meio Social”, realizada em 2019, na Associação de Agricultores do Sítio Riacho Amarelo, no município de Esperança. A estudante também promoveu a oficina “Importância do Jornalismo Cidadão e Comunitário”, em novembro de 2020, e em março de 2021, em meio a pandemia, na Comunidade São Pedro, no Sítio Riacho Fundo. Nessas atividades, também foi observado o consumo e compartilhamento responsável de informação, especialmente no contexto de pandemia.
Se colhemos o que plantamos, o projeto Olhar Comunitário tem bons frutos para apresentar. Entre eles, João Neles Diniz, 35 anos, e com participação em três oficinas da extensão. Segundo João, as palestras o ajudam a enxergar as coisas com outros olhos, aprendendo sobre o funcionamento da mídia e o seu papel como cidadão. Ele também ressalta que a informação é a porta para entender muitas coisas, especialmente no tempo de pandemia em que vivemos. Segundo ele, as palestras do Olhar Comunitário são importantes para toda a comunidade.
Em meio aos novos decretos de combate à Covid-19 na Paraíba, o projeto suspendeu as oficinas, mas à medida que for ocorrendo as flexibilizações, o Olhar Comunitário pretende voltar suas atuações presenciais nas comunidades, sempre com todos os cuidados sanitários necessários. Confira as matérias, reportagens e ações do projeto na plataforma Medium e também na página no Facebook.
Texto: Pedro Albuquerque (Estagiário)
Foto: Betânia Diniz (Estagiária)