Projeto de extensão do Câmpus VI da UEPB promove encontro virtual para grupo de teatro infanto-juvenil

3 de setembro de 2020

“A magia do teatro: dinâmicas de autopercepção corporal e sensibilização expressiva” é o tema da primeira vivência virtual proposta pelo projeto de extensão “As Artes Cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à educação”, que promove aulas de teatro para o público infanto-juvenil do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro. O encontro acontece no dia 27 de setembro, às 15h, via Google Meet.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Cristiane Agnes Stolet Correia, do Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), desde 2014. As ações se iniciaram com aulas de teatro semanais, envolvendo aspectos teóricos e práticos da dimensão cênica. Desde então, várias ações foram desenvolvidas, incluindo montagens e apresentações de diversos espetáculos teatrais e a fundação do Grupo de Teatro Experieus.

Em 2019, o projeto se expandiu com a abertura de uma turma de introdução ao teatro para o público infanto-juvenil. A vivência virtual marcará a retomada deste grupo e a ideia é que outros encontros virtuais aconteçam periodicamente. O Grupo de Teatro Experieus retomou suas atividades em agosto.

Sabendo que as artes cênicas pressupõem o encontro ao vivo, neste momento específico de pandemia que todos atravessam, a professora buscou repensar como promover encontros virtuais potencializando o fazer teatral. Desta forma, ela retomou os encontros remotamente com os integrantes do grupo de teatro para aprofundar estudos teóricos e direcionar os integrantes para a potencialização de criações artísticas mais autônomas. Agora, o trabalho prossegue com o público infanto-juvenil, a partir de vivências temáticas.

“Estou priorizando o autoconhecimento e o desenvolvimento de potencialidades artísticas de modo mais individualizado, com leituras dramatizadas, condução de experiências e dinâmicas nesta direção, com momentos para diálogos e compartilhamento de questões. Além dos encontros remotos coletivos, há encontros remotos individuais com cada integrante também. Isso será um grande trabalho”, explica Cristiane Agnes, considerando que o teatro implica grande interação entre os atores, inclusive corporal, sendo necessário pensar uma nova abordagem para os encontros remotos.

Por ser um projeto de extensão, que visa levar atividades e conhecimento da Universidade à comunidade externa, o grupo de teatro infanto-juvenil é formado inteiramente por não alunos da UEPB. São crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, com foco em atividades práticas. “O público foi extremamente receptivo, havendo uma procura inclusive para alunos ainda mais jovens. A ideia se deu por perceber a necessidade de haver a oferta de uma atividade que contribuísse para uma formação mais humana e artística do jovem, tendo, além de uma função social, também efeitos terapêuticos. A ideia vem dando certo e, por isso, a importância de retomá-la, ainda que de modo remoto. Alguns alunos inclusive comentaram da falta que estão sentindo das aulas de teatro”, comenta professora Cristiane.

O Grupo de Teatro Experieus está se reunindo frequentemente de modo remoto. Com este grupo adulto, Cristiane explica que, além dos estudos teóricos e encontros remotos com experimentações práticas e orientações de pesquisa, está direcionando cada membro para uma criação teatral curta individual, a partir de temáticas específicas. Com todas as adaptações, há planos para o futuro. A partir das criações artísticas individuais em processo, o grupo planeja participar de eventos virtuais com estas performances e, posteriormente, dar continuidade a estas criações. “Desejamos reuni-las, fazendo as adaptações necessárias e prosseguindo a criação cênica, finalizando-a coletivamente”, estima a docente.

Mais informações sobre projeto podem ser obtidas pelo e-mail cristianeagnes@servidor.uepb.edu.br.

Texto: Juliana Rosas