Projeto de extensão da UEPB participa de atividades alusivas ao Dia Mundial da Doença de Parkinson

10 de abril de 2018

O Dia Mundial da Doença de Parkinson, celebrado em 11 de abril, em alusão a data de nascimento de James Parkinson, o médico que identificou e descreveu pela primeira vez os sintomas da doença, será lembrado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de ações do projeto de extensão “Grupo de Assistência Neurofuncional ao Parkinsoniano (GANP)”, do Departamento de Fisioterapia da Instituição, a serem desenvolvidas no Parque da Criança, nesta quarta-feira (11), a partir das 14h.

A ação intitulada “Conscientização da Doença de Parkinson” é promovida pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e conta com o apoio da UEPB. Na ocasião serão prestados esclarecimentos sobre o Parkinson, desde a identificação dos principais sinais, orientação aos cuidadores, abordagem e acessibilidade ao GANP, além de panfletagem e aferição de pressão arterial. O GANP é coordenado pela professora Carlúcia Ithamar Fernandes Franco, em parceria com a professoraMaria Elisa Pimentel Piemonte, coordenadora da Rede Amparo.

O Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso. Ela interfere diretamente na coordenação motora dos portadores, dificultando a execução das suas atividades cotidianas até gerar a privação total dos movimentos dessas pessoas. A doença é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso, que apresenta várias características particulares como tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Os sintomas iniciais da doença são dores, fadiga e depressão. Nos estágios mais avançados, o Parkinson se manifesta através de tremores e rigidez muscular.

Texto: Severino Lopes