Projeto de extensão Cinema de Bairro prossegue com atividades adaptadas ao período de pandemia

20 de maio de 2021

Idealizado em 2018 pelo professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rômulo Azevedo, o projeto de extensão Cinema de Bairro: sociedades de amigos do bairro de Campina Grande, cadastrado no edital PROBEX 2020/2021, nasceu com a ideia de exibir as produções audiovisuais da Paraíba através das Sociedades de Amigos de Bairros e Clubes de Mães.
A iniciativa possibilita o acesso ao cinema por parte das pessoas que nunca tiveram contato com a linguagem cinematográfica e é uma oportunidade para que os realizadores de cinema da Paraíba possam divulgar seus trabalhos. Desde a criação, o projeto já levou o cinema a 20 bairros da cidade, com exibições diárias presenciais, realizadas antes da pandemia do COVID-19.
A necessidade das adaptações impostas pela pandemia levou o projeto para a Internet, mudando não só a forma de exibição, mas, ampliando as atividades. Além de exibir as produções, a intenção do Cinema de Bairro é promover debates relacionados ao tema e entrevistas com os realizadores do cinema local. Segundo o bolsista do projeto, Igor Batista, apesar da mudança afetar alguns pontos, como a impossibilidade de um retorno direto com os espectadores, agora o projeto pode alcançar um público ainda maior com ferramentas das redes sociais que facilitam ainda mais o funcionamento das atividades.
Desde o retorno do projeto em abril de 2020, já houve três lives, sendo a primeira a exibição de três documentários de produção local. A segunda transmissão foi a inauguração do quadro “Falando de Cinema”, que teve como tema a participação da mulher no cinema paraibano, com três representantes: a idealizadora e coordenadora da Mostra Sumé de Cinema, Ana Célia Gomes; a fotógrafa, montadora e diretora de cinema, Bebel Lélis; e a realizadora de audiovisual, jornalista e fotógrafa, Kalyne Almeida. O professor Rômulo Azevedo foi o mediador do encontro. A terceira live contou com a exibição de quatro curtas, todos de produção local.
Agora, com as atividades totalmente on-line, o projeto estabeleceu um cronograma para as lives que serão realizadas a cada duas semanas, sempre as sextas-feiras. Além das transmissões, o projeto mantém o Instagram, com posts referentes a curiosidades do cinema paraibano, uma iniciativa que pretende evidenciar as singularidades das produções audiovisuais do Estado. Toda quinta-feira, também é postado a tag #TBTExibições, com fotografias para relembrar as exibições do projeto nas atividades presenciais.
Incentivo à produção local
Recentemente, o Cinema de Bairro também abriu um formulário para os realizadores de cinema da Paraíba inscreverem suas produções, contribuindo para o catálogo de exibições do projeto e incentivando a produção audiovisual local. As produções devem seguir os critérios do projeto, que são: ter a classificação livre, 20 minutos de duração e serem produzidos na Paraíba. Os interessados podem se inscrever através do link: https://forms.gle/e1hnGThFk5L8ZQRv7.
Para se manter informado sobre os conteúdos do projeto, você pode seguir o perfil no Instagram  ou acessar o site https://cinemadebairro.wixsite.com/uepb.
Texto: Ednaldo Barbosa
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal