Projeto de Coleta Seletiva Solidária da UEPB será desenvolvido durante realização da Expotec 2018

18 de outubro de 2018

Com trabalho focado em soluções sobre o reaproveitamento dos materiais descartados, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participará, entre os dias 6 e 10 de novembro, da Expotec 2018 – Feira de Inovação, promovida pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), no Centro de Convenções de João Pessoa.

Através do projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária”, coordenado pela professora Maria de Fátima Araújo, do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), todos os resíduos produzidos durante o evento deverão ser depositados pelos participantes nos coletores apropriados de lixo seco, inorgânico, orgânico ou eletrônico, que serão distribuídos entre os vários ambientes da Expotec, como em pavilhões, praça de alimentação, feira de expositores, espaço de palestras e eventos.

São previstas visitas de mais de 40 mil pessoas durante os cinco dias do evento, que também reunirá inúmeros participantes, entre estudantes, palestrantes, patrocinadores e voluntários, com maior permanência no local. Assim, todo o lixo gerado não será descartado de maneira aleatória, mas contribuirá para a formação de renda dos catadores associados às cooperativas de coleta seletiva da Capital, bem como para sustentabilidade do planeta, já que terá como destino as centrais de reciclagem, onde o material será separado pelos profissionais e poderá retornar à cadeia produtiva.

No entanto, para que a iniciativa dê certo, todos devem colaborar. De acordo com a professora Fátima Araújo, “não é só a equipe de limpeza que deverá estar engajada, mas sim todos que tiverem algo na mão para descartar devem jogar no lugar certo, pois o que é ‘lixo’ para nós, transforma-se em dinheiro quando o ciclo de reaproveitamento é fechado”.

Oficina

Como forma de orientar o público e fazer uso da tecnologia de separação do lixo em qualquer espaço ocupado por pessoas, a equipe de alunos extensionistas realizará, durante a Expotec, no dia 9 de novembro, das 9h às 11h, uma oficina de Educação Ambiental e Coleta Seletiva Solidária, no stand da UEPB. Na programação, os graduandos orientarão os interessados com dicas sobre a separação do lixo seco e do lixo orgânico, contando ainda com o apoio dos catadores de materiais recicláveis e de professores engajados no projeto. Outras informações podem ser obtidas no site do evento, através do endereço www.expotec.org.br.

Texto: Giuliana Rodrigues