Projeto de assistência em Enfermagem da UEPB realiza ações de saúde na Penitenciária Feminina do Serrotão

1 de abril de 2016

acoesserrotao (3)

O projeto de extensão “Assistência de Enfermagem em Penitenciárias”, coordenado pelas professoras Gabriela Costa e Eloíde André, do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UPEB), realizou nos dias 16, 23 e 30 de Março, uma série de atividades relacionadas à saúde feminina junto às apenadas da Penitenciária Feminina do Serrotão, em Campina Grande.

As ações em saúde marcaram o Mês da Mulher e envolveram testagem rápida de Hepatite C e realização de exame de Papanicolau, com apoio da direção da unidade prisional, representada por Anairis Almeida, Auristela Moura e Renata Guimarães. Para a execução das atividades, a equipe do projeto de extensão contou com o auxílio de parceiros como a Clínica de Enfermagem da UEPB, que forneceu todo material necessário para os exames citológicos; a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH ), que doou os kits de testes rápidos de hepatite; e a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, que se dispôs a proceder a análise do material citológico coletado.

As próximas ações do projeto “Assistência de Enfermagem em Penitenciárias” serão realizadas nas unidades padrão e de segurança máxima do Presídio do Serrotão, com realização de testagem rápida de Hepatite C, coleta de exame laboratorial, consulta de Enfermagem, realização de curativos, cuidados com estomaterapia e demais ações que envolvem a assistência em Enfermagem ao grupo populacional da Penitenciária, com vistas a atender as necessidades de saúde identificadas pelos diretores Delmiro Nóbrega, da unidade máxima, e Lenieferson Sucupira, da unidade padrão.

Segundo as professoras Gabriela Costa e Eloíde André, as parcerias institucionais entre UEPB, Associação Brasileira de Portadores de Hepatite e Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande neste cenário favorece a democratização das ações de atenção à saúde e, ao mesmo tempo, servem como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes.

Sobre os parceiros

acoesserrotao (4)

A Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH) fica localizada na Av. Paulista, 37, 4º andar, no bairro Bela Vista, e tem como missão trazer à luz os quase 6 milhões de brasileiros infectados com o vírus B e C da hepatite, que ainda vivem sem saber que estão doentes. É também parte da missão da associação advogar a causa, divulgá-la e criar maneiras para os que já estejam diagnosticados possam se tratar e se curar.

Nesta ação na unidade feminina do Serrotão, a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande fez a análise do material citológico coletado com o objetivo de detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células, além de condições não cancerígenas, como infecções viróticas no colo do útero, tais como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase ou por protozoários, como o trichomonas vaginalis.

Colaboração: Equipe do projeto “Assistência de Enfermagem em Penitenciárias”