Programa UNIVER-CIDADE celebra nova fase com debate e homenagem ao centenário de Paulo Freire

19 de julho de 2021

Surgido em 2015 como uma plataforma de intercâmbio e cooperação entre academia e sociedade, o Programa UNIVER-CIDADE da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entra numa nova fase, com reestruturação, novas ações e parcerias. Nesta segunda (19), às 18h, pelo canal Rede UEPB no YouTube, esta nova etapa será apresentada, seguida de um debate sobre o livro “Extensão ou Comunicação?”, do educador Paulo Freire, em homenagem ao seu centenário.
Segundo um dos coordenadores do Programa, professor Cidoval Morais, recentemente o projeto passou por uma avaliação e está sendo levado a uma nova etapa, que buscará maior abrangência territorial e diversidade, ampliação metodológica e maior troca entre saberes populares e academia. “Inicialmente, o programa estava focado no plano socioambiental e de saúde pública, a exemplo do combate à Zika. Houve também mudanças de gerências e prefeituras. Esta nova fase buscará novas parcerias, além da reestruturação das antigas, e também ampliação de recursos metodológicos, enfatizando tecnologias sociais”, afirmou o professor e coordenador.
O livro “Extensão ou Comunicação?” se tornou fundamental para a emergência e consolidação da comunicação participativa e dialógica entre instituições, organizações sociais e movimentos populares, não apenas na América Latina mas em todo o mundo. No evento desta noite, a mesa inicial será formada pelos coordenadores do UNIVER-CIDADE e em seguida o debate terá a presença de pesquisadores. O evento incluirá palestra dos professores Agostinho da Silva Rosas, da Universidade de Pernambuco (UPE) e Centro Paulo Freire; Antônio Fausto Neto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Centro Internacional de Semiótica e Comunicação; e do professor José Luciano Albino Barbosa, chefe de Gabinete da Reitoria da UEPB e também integrante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Instituição.
UNIVER-CIDADE
O programa é uma busca de parcerias para compartilhar saberes e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável nos diferentes municípios do estado, preferencialmente os de pequeno porte. Tem como princípio a solidariedade, o compartilhamento de saberes, a participação cidadã como estratégia metodológica, a transparência, o respeito às diversidades e às diferenças, o compromisso com boas práticas de gestão e, sobretudo, com a democracia. Adota, em todas as linhas de ação, os princípios do bem viver e possui três eixos estruturantes: formação estratégica, intervenções construtivas, futuro.
Texto: Juliana Rosas