Programa Pró-Enem intensifica a realização de aulões preparatórios para as provas do Enem 2020

18 de dezembro de 2020

Maratona de aulas. A pandemia da Covid-19 não inviabilizou a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), de realizar as aulas do Programa Pró-Enem, iniciativa preparatória para alunos da Rede Pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em janeiro de 2021. Com a inviabilidade das aulas presenciais, as turmas do Pró-Enen passaram a funcionar de forma on-line, através das plataformas digitais Google Meet e Classroom.

As aulas do Pró-Enem começaram em março de forma presencial com pouco mais de 600 alunos, mas foram interrompidas devido à pandemia e retomadas de forma remota no mês de julho, com cerca de 500 alunos. Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio, as atividades foram intensificadas, inclusive com a realização de “aulões” necessários para os alunos fazerem a revisão de conteúdos e tirarem dúvidas, ficando, assim, mais preparados para enfrentarem as provas.

As aulas do Pró-Enem da UEPB acontecem às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, e das 19h às 22h; e aos sábados, das 7h45 às 12h. Elas são ministradas por aluno(a)s das licenciaturas da UEPB e, excepcionalmente, por alunos de outras instituições e seguem o formato eas diretrizes propostas pelo Enem. Em todas as turmas são ministrados conteúdos e componentes das disciplinas de Literatura, Produção Textual, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), dentre outros conteúdos e temas de conformidade com a proposta do Enem.

O coordenador adjunto do projeto, professor Adalberto Teixeira Rodrigues, destacou o aspecto social do Pró-Enem que assiste alunos do Ensino Médio da Rede Pública, que não têm condições de pagar um cursinho particular. Esta iniciativa da UEPB já ajudou a centenas de alunos a realizarem o sonho de ingressarem no Ensino Superior. Além do mais, dá oportunidade a alunos das graduações da UEPB de fazer a iniciação à docência, utilizando o cursinho para adquirir experiência como professor. Atualmente cerca de 50 graduandos da UEPB estão atuando como monitores no cursinho, a maioria de forma voluntária.

“Resolvemos agora no final de ano fazer uma experiência mais impactante com uma sequência de aulões, para chamar mais atenção e impactar o foco dos nossos alunos”, destacou o coordenador adjunto. Esses aulões seguem durante parte deste mês de dezembro e serão retomados em janeiro, dias antes da realização das provas, para a revisão final dos conteúdos. Totalmente gratuito, o Pró-Enem é um Programa de Extensão vinculado ao Centro de Educação da UEPB, voltado para jovens de baixa renda de Campina Grande e municípios circunvizinhos, que concluíram ou que estejam concluindo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual.

Texto: Severino Lopes