Programa de extensão do Departamento de Educação Física realiza atividades remotas com idosos

25 de agosto de 2020

Qualidade de vida, sono mais tranquilo e melhora na autoestima. Esses são alguns dos resultados alcançados pelo programa de extensão “Universidade Aberta no Tempo Livre”, desenvolvido por um grupo de professores e alunos do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e que, em tempos de pandemia, está realizando atividades com idosos de Campina Grande, através de plataformas digitais, como parte das ações dos projetos “Viva a Velhice com Plenitude” e “Envelhecimento Ativo”.

As atividades remotas vêm sendo ministradas desde o dia 3 de agosto, pelo Google Meet, e contam com a participação de cerca de 30 idosos. Em dia e horário marcados, eles acessam a sala virtual indicada pela equipe do projeto e iniciam as atividades físicas sugeridas, como ginástica localizada, exercícios aeróbicos e de orientação postural, além de dança, coordenadas pelas professoras Maria Goretti da Cunha Lisboa, Jozilma de Medeiros Gonzaga e Giselly Félix Coutinho.

Realizadas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, as aulas remotas contam com a participação de quatro alunos bolsistas de extensão do Curso de Educação Física – Milena Carolina, Thaís Mousinho, Gabriela Araújo e Eduardo Valença – que aplicam os exercícios junto aos idosos, sempre com a supervisão das três professoras. Coordenadora do programa “Universidade Aberta no Tempo Livre”, a professora Goretti Lisboa frisa que as atividades têm superado as expectativas e que os idosos interagem com os professores e alunos sempre revelando os benefícios obtidos com as aulas remotas.

Texto: Severino Lopes