Programa de Extensão da UEPB realiza curso de Biossegurança na Odontologia em parceria com Secretaria de Saúde

26 de abril de 2016

bio4

Em mais uma ação fruto de convênio celebrado entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande, cerca de 170 cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na rede municipal de saúde estão participando do curso “Formação Continuada em Biossegurança na Odontologia”. O treinamento realizado por meio do Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) da UEPB acontece no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, e reúne especialistas na área. Eles têm repassado através de palestras, informações seguras que podem ajudar os profissionais a evitar acidente de trabalho e consequentemente contaminações durante os procedimentos cirúrgicos.

A capacitação acontece em duas etapas. Nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27) participam das atividades os profissionais que atuam em cinco distritos de Campina Grande. Na próxima semana, nos dias 3 e 4 de maio, o mesmo curso será destinado para os dentistas dos Centros de Saúde da cidade, do Instituto Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e dos Centro de Especialização Odontológica.

bio6

Responsável pela palestra de abertura, “Aspectos Gerais de Biossegurança”, e idealizadora do projeto, a professora Criseuda Benício Barros revelou a preocupação da UEPB em dotar os profissionais de saúde de informações seguras que podem ajudá-los a prevenir de acidentes. A especialista mostrou os riscos que os cirurgiões dentistas correm e os cuidados que devem ter para evitar contaminações. Ao longo de sua explanação, a professora Criseuda fez uma abordagem geral sobre alguns pontos críticos no exercício de trabalho do dentista.

Segunda palestrante do curso, a enfermeira consultora Lúcia de Fátima da Silva abordou o tema “Eficiência no processo de limpeza no consultório dentário e a eficiência no processo de esterilização” e destacou que não tem como o profissional atuar em um consultório dentário sem dar a devida atenção a esses procedimentos básicos. “Toda a garantia da prática dentária está atrelada a limpeza e a esterilização”, frisou.

A coordenadora de Saúde Bucal do Município, Cassandra Gomes de Lima destacou a importância da capacitação para o trabalho de prevenção dos profissionais da área e da parceria com a UEPB. Além da prevenção e assistência nos acidentes com risco biológico e manejo na esterilização de instrumentais, outros assuntos estão sendo abordados na capacitação como, aspectos gerais de teste rápido de tuberculose; HIV; Sífilis; Hepatite B e C; prevenção dos riscos ocupacional ao aparelho auditivo; acolhimento psicológico aos profissionais de saúde.

Na programação do curso, constam ainda as palestras  “Prevenção dos Riscos Ocupacionais ao Aparelho Auditivo”, que será ministrada pela professora Janaina Benício; “Banco de Dentes Humanos”, que será ministrada pelo professor Darlen Ramos; “Bioética e Saúde do Trabalhador”, que terá como palestrante o professor Robson Antão; e “Acolhimento Psicológico aos profissionais de saúde”, a ser ministrada pelas professoras Lígia Golveia e Jailma Souto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Franklin Bonfim