Programa Conecta UEPB promove palestra sobre novas políticas públicas na educação

3 de maio de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, nesta terça-feira (4), às 16h, a palestra “O Curso de Pedagogia e a BNC Formação: avanços para quem? Retrocessos para quem?”. A transmissão será feita ao vivo pelo canal no YouTube da Coordenação de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Graduação (CES-PROGRAD). A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link. Os participantes receberão certificado.
A palestra é uma promoção do Programa Conecta UEPB, em parceria com a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e terá a presença da professora Helena de Freitas, professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da ANFOPE; e do professor da UEPB, Marcelo Saturnino. A palestra pretende oferecer importantes discussões para professores e estudantes sobre a Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
A BNC-Professores é uma proposta do Ministério da Educação (MEC) baseada em três eixos que nortearão a formação inicial e continuada dos docentes de todo o país: conhecimento, prática e engajamento. No conhecimento, o professor deverá dominar os conteúdos e saber como ensiná-los, demonstrar conhecimento sobre os alunos e seus processos de aprendizagem, reconhecer os diferentes contextos e conhecer a governança e a estrutura dos sistemas educacionais.
Já no eixo da prática, o professor deve planejar as ações de ensino que resultem na aprendizagem efetiva, saber criar e gerir ambientes de aprendizagem, ter plenas condições de avaliar a aprendizagem e o ensino, e conduzir as práticas pedagógicas dos objetos do conhecimento, competências e habilidades previstas no currículo. No terceiro e último eixo está o engajamento. É necessário que o professor se comprometa com seu próprio desenvolvimento profissional, com a aprendizagem dos estudantes e com o princípio de que todos são capazes de aprender.
Texto: Juliana Rosas