PROGRAD orienta estudantes a como terem acesso às salas virtuais para as aulas na Graduação

2 de março de 2021

Com o início das aulas do semestre letivo 2020.2, que a exemplo do período passado seguem sendo realizadas de forma remota, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) orienta os estudantes a como terem acesso às aulas virtuais. Na tentativa de dirimir algumas dúvidas dos discentes, a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Melânia Nóbrega Pereira, explicou qual o protocolo utilizado pela Instituição para o cumprimento dos dias letivos.

De acordo com a professora Melânia, inicialmente os estudantes precisam solicitar à Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) o e-mail institucional de aluno, para que eles possam ser cadastrados pelo professor da disciplina na plataforma digital Gsuite. “Os caminhos são vários e todos eles dependem muito da comunicação do professor da disciplina com o aluno”, observou.

A pró-reitora adjunta de Graduação ainda explicou que os componentes teóricos do semestre iniciado na última segunda-feira (1º) serão ministrados em todo o semestre na modalidade remota. Ela enfatizou que, conforme prevê a Resolução 0229/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), os docentes são os responsáveis pela inserção dos estudantes por componente curricular nas ferramentas pedagógicas que eles entenderem serem as mais adequadas para os conteúdos serem ministrados.

“Muito embora o pacote Gsuite, que gratuitamente a Instituição oferece como sendo o de uso prioritário, a Resolução não impede que os docentes elejam outras ferramentas fora desse pacote”, observou. A orientação da PROGRAD, conforme enfatizou a professora Melânia é que os estudantes que até o presente momento ainda não receberam os convites com as informações para acesso a essas ferramentas, procurem entrar em contato com o docente do componente curricular, através das Coordenações dos cursos, visto que somente ele pode oferecer informações mais precisas acerca do acesso as aulas.

“Aqueles estudantes que estão tendo nesse momento dificuldade de conexão e acesso às ferramentas do pacote GSuite da UEPB, por se tratar de uma questão de ordem técnica, a orientação é que eles procurem a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, que responde por essa competência”, observou.

Dúvidas e pedidos de informações sobre a solicitação do e-mail institucional de aluno devem ser encaminhadas para suporte-cg@gsuite.uepb.edu.br. Os pedidos devem ser feitos para esse endereço eletrônico, devido a todo atendimento na UEPB está sendo realizado de forma remota durante o período de vigência do recente decreto do Governo do Estado da Paraíba.

Texto: Severino Lopes