Professora da UEPB integra nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo

14 de dezembro de 2020

A professora Agda Aquino, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi eleita como membro da nova equipe que dirige a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), instituição que reúne professores e profissionais da área de para debater e encaminhar propostas sobre questões inerentes à formação do jornalista profissional. A professora assumiu o cargo de diretora regional do Nordeste I, para o biênio 2020-2022, em assembleia realizada no dia 27 de novembro, durante o 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, organizado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo )USP).

“É uma honra poder representar o Nordeste e a UEPB, que tem o curso de Jornalismo mais antigo do nosso Estado, em uma entidade de atuação nacional que visa a melhoria do ensino de jornalismo no país”, disse a Agda Aquino. O objetivo da ABEJ é colaborar para o desenvolvimento da formação jornalística universitária no Brasil, estimulando e contribuindo para o fortalecimento das ações pedagógicas da área, bem como promovendo debates e seminários que proporcionem aprimoramento das ações relacionadas ao ensino de jornalismo, criando e mantendo condições para o intercâmbio das atividades pedagógicas, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelos associados.

A associação também trabalha para contribuir com o desenvolvimento das instituições democráticas, promovendo e difundindo a liberdade de pensamento e de expressão, o direito à informação e o livre exercício da Comunicação. “Algumas das nossas missões junto à diretoria da ABEJ incluem tentar trazer o evento de 2022 para o Nordeste, fazer um levantamento dos cursos de jornalismo de toda região, conhecendo o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares nas Instituições de Ensino Superior, além de estimular que mais associados do Nordeste se integrem à ABEJ para construirmos juntos os caminhos que levam a uma sociedade melhor através da formação em jornalismo”, explicou a professora.

Agda Aquino é professora do curso de Jornalismo da UEPB desde 2012. Tem graduação em Jornalismo pela UFPB, com especialização em Redação Jornalística pela UnP e mestrado em Comunicação e Estudos da Mídia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com tese sobre o ensino de fotografia nos cursos de Jornalismo do país. Tem experiência em jornalismo impresso, televisivo e assessoria de imprensa.

É docente do componente curricular Fotografia há 13 anos, atuando também como professora do Departamento de Comunicação da UFPB, com experiência na fotografia documental, de moda, experimental, organização de exposições, curadorias, júris e comissões julgadoras de concursos fotográficos. A ABEJ é a principal associação de ensino de jornalismo do país. Consulte o site oficial para mais informações: www.abejor.org.br.