Professora da UEPB compõe comitê científico de evento internacional sobre literatura e política femininas

9 de março de 2021

O 1º Congresso Internacional Proyectos estético-políticos y redes intelectuales femininas de entresiglos en América Latina, que acontece de 22 a 24 de junho, em modalidade virtual, tem na organização sete pesquisadoras de universidades do Brasil, Chile, Peru e Espanha. Uma docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a única componente de Instituição brasileira envolvida no evento.

Heloísa Costa Rigon é professora substituta no Departamento de Letras e Artes (DLA), Câmpus I, e está fazendo parte da organização deste congresso junto a outras sete pesquisadoras provenientes das seguintes instituições: Universidad de Chile, Pontificia Universidad Católica del Perú, Universidad Nacional Mayor de San Marcos e Universidad Complutense de Madrid.

O tema do congresso abrange projetos políticos, culturais e redes intelectuais femininas na América Latina e Caribe durante os séculos XIX e XX. Além das universidades citadas, o evento conta com apoio da Red Interdisciplinaria de Estudios Latinoamericanos del Siglo XI e Instituto Francés de Estudios Andinos.

O objetivo do congresso é refletir sobre o percurso de autoras, suas produções intelectuais, estratégias discursivas, práticas colaborativas e associativas, bem como seu impacto na construção não só estética, mas também de projetos políticos. Este arco de tempo vai de meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX, um período de afirmação e individualização das vozes femininas.

Sobre a temática
A segunda metade do século XIX foi marcada pela irrupção da literatura feminina. Sob os preceitos estéticos do Romantismo e numa época em que os meios de comunicação de massa começaram a surgir, as mulheres começaram a ocupar um lugar cada vez mais visível nas artes e, acima de tudo, na literatura. As oportunidades se abriram em revistas, jornais e em novos espaços, como os salões literários. Assim, através de formas de sociabilidade típicas da época, dedicatórias, cartas de amizade ou recomendações, as escritoras projetaram progressivamente redes de comunicação que se espalharam por um vasto espaço geográfico que incluiu países de língua espanhola, e também Brasil e Caribe.

Mais informações sobre o evento e podem ser obtidas pelo site ou pelo e-mail congresoredesfemeninas@gmail.com.

Texto: Juliana Rosas