Professora da UAMA destaca durante evento internacional experiência de ensino de Inglês on-line para idosos

29 de janeiro de 2021

Aprender a falar outra língua na terceira idade é um sonho que muitos idosos têm realizado por meio da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além do esforço para aprender uma língua estrangeira, os estudantes da UAMA passaram a enfrentar outro desafio que foi viver a experiência do ensino on-line, devido a pandemia da Covid-19 que interrompeu as aulas presenciais do curso.

Essa experiência foi partilhada pela professora Karyne Soares Duarte Silveira, do Departamento de Letras e Artes (DLA), do Curso de Letras/Inglês, em um encontro do grupo de Pós-Graduação em Pesquisa sobre e-learning, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, realizado de forma virtual. Ela foi convidada pela professora Karla de Lima Guedes, da Universidade de Southampton. Em sua participação, Karyne Soares abordou o tema: “A experiência de ensino-aprendizagem de Inglês on-line para os idosos da UAMA durante a pandemia”.

A professora da Universidade Aberta à Maturidade mostrou como a experiência da UEPB foi enriquecedora e transformadora para os idosos. Ela lembrou que a atividade obteve resultados satisfatórios, e que mesmo de forma remota, superou as expectativas. Karyne ainda destacou que a experiência com os alunos se transformou em aulas regulares por meio das plataformas digitais, como o Google Meet.

A professora contou que, empolgados com as aulas on-line, os idosos criaram perfis nas redes sociais e passaram a usar o aplicativo WhatsApp para estudar inglês. Ela disse ainda que a atividade promoveu a autonomia dos idosos, e serviu para mostrar o quanto eles são capazes. A iniciativa levou a uma das alunas, Hilma Sousa, após ter vivenciado todas as aulas, a criar um canal no YouTube para compartilhar suas experiências e conhecimento. Karyne ainda destacou que a experiência de seu projeto de Inglês na UAMA se transformou em objeto de estudo para sua tese de Doutorado, e explicou como aconteceu a transição do ensino presencial para o remoto.

Texto: Severino Lopes