Professor do CCJ concorre a vaga no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoas e da Privacidade

17 de março de 2021

O professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Cláudio Lucena, está concorrendo a uma vaga no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD). O CNPD é um órgão consultivo, integrante da estrutura da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), composto por membros da sociedade e do poder público. Além de docente, Cláudio Lucena também estar como coordenador de Relações Internacionais (CoRI) da Instituição.

Experiente na área de proteção de dados pessoais e privacidade, o professor Cláudio Lucena atua desde o ano 2000 no segmento. Atuou como colaborador do European Consumer Center, analisando a conformidade de sites europeus de comércio eletrônico à diretiva de proteção de dados vigente à época, bem como, já em 2014, retomou essa conexão no doutoramento na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Desde 2018 tem contribuído para a construção e a disseminação de uma cultura de proteção de dados pessoais no Brasil, através das mais diversas iniciativas. Ministrou palestras, escreveu textos e artigos de opinião, concedeu entrevistas, publicou artigos científicos e participou de diversas atividades em vários países integrando associações na área.

De acordo com o professor Cláudio Lucena, integrar o CNPD o possibilitará ampliar essa atuação dos últimos anos, a partir da possibilidade de contribuir para a consolidação de uma política de proteção de dados pessoais, aproveitando as oportunidades da atual revolução digital. Com perfil conectado à missão do órgão, o docente acredita ter condições de contribuir neste esforço interdisciplinar e coletivo de construção de uma sociedade digital, que reconheça a importância da proteção de dados pessoais.

Confira a carta de apresentação do professor Cláudio Lucena clicando AQUI. Já o documento da Universidade Estadual da Paraíba colocando o nome dele à escolha, pode ser acessado AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Codecom/Arquivo