Professor de História da Universidade Estadual da Paraíba lança livro sobre a Ditadura Militar

15 de março de 2016

Embora muito já se tenha estudado sobre o conturbado sobre a Ditadura Militar, ainda existem aspectos do difícil período da política brasileira a serem explorados. Um dos estudiosos do tema, o professor e historiador da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Gilbergues Santos, resolveu identificar os verdadeiros ideais dos homens que lutaram contra a Ditadura em Campina Grande.

O estudo foi transformado no livro “Heróis de uma Revolução Anunciada ou Aventureiros de um Tempo Perdido? – A atuação das organizações de esquerda em Campina Grande 1968/1972”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Este é primeiro livro do professor do Departamento de História da UEPB, fruto das pesquisas que ele desenvolve desde 1997 sobre o comportamento político das organizações de esquerda que lutaram contra a Ditadura Militar e a relação delas com a democracia política e o autoritarismo.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 19 de março, às 19h, na Livraria Nobel, no Centro de Campina Grande. Gilbergues Santos é cientista político e especialista em História do Brasil, com ênfase na Ditadura Militar. Ele também é estudioso da democracia, de suas instituições e da cultura política pretoriana.

Texto: Severino Lopes