Professor da UEPB ministra curso sobre inclusão de alunos com deficiência na Universidade Austral do Chile

28 de maio de 2019

O professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Eduardo Onofre, ministrou um curso sobre inclusão de alunos com deficiência na Universidade Austral do Chile, Câmpus da Patagônia. A atividade aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio e abordou o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular e no ensino superior. Na oportunidade, foram discutidas questões sobre a prática pedagógica desenvolvida no Brasil e no Chile, assim como as conquistas e os desafios encontrados em ambos os países para incluir os alunos com deficiência nas escolas e no ensino superior.

De acordo com o professor Eduardo Onofre, essa foi uma experiência muito rica por ampliar as discussões de um tema bastante atual. Participaram do curso docentes e discentes de graduação e pós-graduação da Universidade Austral do Chile, além de professores de escolas regulares da localidade. “Neste curso participaram vários professores que trabalham de forma muito intensa com o tema. Além disso, visitamos a Associação dos Povo Originários, em Mapuches, no Chile, para ampliar esse debate sobre os desafios de incluir os povos originários no ensino superior tanto no Chile como também no Brasil”, destacou o professor.

A ida do professor Eduardo ao Chile fez parte da agenda do terceiro encontro do projeto “Universidades inclusivas: competências-chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa” (Universidades inclusivas: Competencias clave de la comunidad universitaria para desarrollo de uma ciudadania activa) – Solidaris, vinculado ao Programa Erasmus+, financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidad de Sevilla, na Espanha.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Divulgação