Professor da UEPB integra grupo de pesquisa que desenvolve algoritmo de prevenção de casos da Covid-19

25 de janeiro de 2021

Em meio ao crescente número de casos diagnosticados de Covid-19 no Brasil, um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), apresentou uma alternativa de combate à doença. Para tal, foi desenvolvido um algoritmo de inteligência artificial que, através dos dados clínicos iniciais de um paciente com suspeita de Covid-19 é capaz de prever a evolução da doença, inclusive se o quadro tem potencial para levá-lo à UTI. Tudo isso através de um cálculo que pode durar poucos segundos.

O professor Tiago Almeida de Oliveira, do curso de Estatística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é integrante do grupo de pesquisa, que a partir dos estudos de dados clínicos obtidos através de um hemograma, adicionado a informações como peso, idade e sexo, aplicam o algoritmo que aponta o resultado da avaliação do paciente. Este recurso indica, inclusive, se o quadro tem potencial para evolução e agravamento da doença a ponto da necessidade de uma internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com necessidade do uso de ventilação mecânica.

Tiago Almeida destacou que o algoritmo é treinado, a partir de dados obtidos de outros pacientes, para predizer esses possíveis desfechos. No entanto, o pesquisador afirma que o diferencial dessa pesquisa, que será publicada em breve na publicação internacional Natures Scientific Reports, é a contribuição da Estatística no combate ao novo Coronavírus. “A participação e inserção do curso de Estatística da UEPB em uma pesquisa dessa relevância, a nível mundial, que utiliza a Ciência de Dados, nos coloca em outro patamar. É a forma de como o curso de Estatística da UEPB tem para contribuir para atenuar os efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus, além de nos deixar mais preparados para futuras situações parecidas”, destacou o professor.

De acordo com o docente da UEPB, a equipe do LABDAPS, liderada pelo professor Alexandre Chiavegatto, da USP, ganhou o prêmio DASA/VEJA Saúde de prevenção ao novo coronavírus, além de atuar na rede IACOVBR de Inteligência Artificial para o combate à Covid-19, agrupando diversos hospitais parceiros para a pesquisa com os algoritmos criados nesta e outras pesquisas em andamento. “Eu contei também com o apoio da FAPESQ, através de um edital que visa contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia do Coronavírus no Estado da Paraíba”, acrescentou.

A pesquisa também obteve um retorno no campo acadêmico. Ela foi publicada na Nature Scientific Reports, uma das mais respeitada revistas científicas do mundo. Para ter acesso ao conteúdo, clique AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti (com colaboração de Gabriel Almeida)