Professor da UEPB é eleito diretor geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba para o quadriênio 2017/2020

29 de dezembro de 2016

Pela primeira vez, desde a sua criação em 1984, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) terá como diretor geral um docente oriundo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em eleição realizada na última terça-feira (27), o professor Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior, vinculado ao Câmpus V, foi eleito por unanimidade pelo Conselho Diretor da Fundação e formará a nova diretoria executiva do quadriênio 2017/2020 com os professores Paulo de Melo Bastos, diretor adjunto/administrativo, e Vinícius Farias Moreira, diretor técnico. Esses dois últimos são docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A posse acontecerá na segunda-feira (2), às 15h30, na sede do Parque Tecnológico, localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Ciente do desafio que terá pela frente, o professor Francisco Jaime apontou que nos últimos 10 anos a UEPB esteve presente na composição da diretoria executiva do PaqTcPB e que, portanto, em algum momento a Instituição poderia ter um docente indicado para ocupar tal cargo. Para ele, a responsabilidade será de todos, uma vez que será desenvolvido um processo de continuidade nos projetos e convênios que estão em andamento. “Já conhecemos as ações, mas vamos nos aprofundar, ver como é o cenário e iniciar o processo de transição com a atual diretoria que já está nos dando um importante apoio”, disse Francisco Jaime.

Atualmente com 220 pesquisas em andamento, sejam em projetos ou convênios, o Parque Tecnológico da Paraíba tem sido uma espécie de pilar para dar suporte a programas do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que segundo o professor Francisco tem dado uma contribuição importante para o desenvolvimento do Estado. “Tudo o que está em desenvolvimento no Parque Tecnológico envolve recursos e muitos são com altas cifras. São projetos que têm um papel importante em uma área fundamental para nosso Estado. O que posso afirmar agora é que nesses primeiros três meses vamos avaliar todos os trabalhos e dar continuidade ao que vem sendo feito”, projetou.

Para o reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Junior, a escolha do nome do professor Francisco Jaime demonstra a competência que a UEPB tem no que diz respeito à gestão administrativa e de projetos. “O professor Francisco está na UEPB há dez anos, já foi diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), conhece bem como funciona a área de pesquisa e, com certeza, manterá a qualidade dos serviços prestados pelo Parque Tecnológico prezando pelo trabalho com transparência”, avaliou o reitor Rangel Junior.

A atual diretora geral do PaqTcPB, Francilene Procópio Garcia, afirmou que a Instituição se transformou em uma forte captadora de recursos no que diz respeito ao desenvolvimento de ações fortes e contínuas ligadas ao empreendedorismo inovador da Paraíba. Ela disse que a nova diretoria executiva deverá manter as ações em andamento e continuar buscando convergência com os órgãos instituidores e demais parceiros que contribuem para o avanço das pesquisas desenvolvidas na Instituição.

“A UEPB tem uma base de pesquisas reconhecidas nacional e internacionalmente e era absolutamente natural contar com nomes vindos dessa Instituição. Todos os esforços devem convergir para fortalecer o trabalho que é feito dentro do Parque Tecnológico em prol do desenvolvimento do Estado. A UEPB, através do professor Francisco Jaime, e não só dele, pode dar sua parcela de contribuição, como vem dando sempre que esteve presente, seja com um representante como diretor adjunto/administrativo ou técnico”, afirmou Francilene.

Mais sobre o professor Francisco Jaime

Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior é farmacêutico industrial formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPE e doutor em Ciências Biológicas, com período sanduíche na Université Lyon 1-França. Atualmente é professor da graduação em Ciências Biológicas do Câmpus V da UEPB, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica da UFPE, do Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Química da UEPB, onde orienta nos cursos de mestrado e doutorado.

Com 10 anos de serviços prestados à Universidade Estadual da Paraíba, atua desde a fundação do Câmpus V como docente do Bacharelado em Ciências Biológicas. De 2012 a 2016 exerceu a função de diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA). Autor e coautor de mais de 40 artigos científicos publicados em periódicos indexados nas áreas da Farmácia e Química, com um livro publicado – “Doenças Negligenciadas sob a ótica da Química Medicinal” – e inventor com 13 pedidos de patentes depositadas no INPI (BR) e um PCT.

Tem diversos projetos aprovados em órgãos de fomento e atua na área da Química Medicinal e Orgânica, com ênfase na Síntese e Planejamento de Fármacos e foco na síntese, planejamento e avaliação de novas moléculas bioativas com potencial atividade antimicrobiana/antifúngica, psicotrópica, anti-inflamatórias, antitumorais e frente a doenças negligenciadas.

Órgãos Instituidores do PaqTcPB

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Governo do Estado da Paraíba
Banco do Estado da Paraíba (PARAIBAN)

Conselho Diretor do PaqTcPB

O Conselho Diretor constitui o órgão máximo da Fundação PaqTcPB e é constituído, além dos membros instituidores, pelos seguintes órgãos participantes:

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Governo do Estado da Paraíba
Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG)
Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP)
Associação de Empresas de Base Tecnológica (AEBT)
Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE/PB)
Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

Diretoria Executiva (2017/2020)

Diretor geral: Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior (UEPB)
Diretor adjunto/administrativo: Paulo de Melo Bastos (UFCG)
Diretor técnico: Vinícius Farias Moreira (UFCG)

 

Texto: Givado Cavalcanti