Professor da UEPB cria aplicativo que permite encontrar órgãos e repartições jurídicas pelo smartphone ou tablet

16 de dezembro de 2016

Um aplicativo que facilita o dia a dia de advogados e pessoas que precisam dos serviços de órgãos e repartições jurídicas foi desenvolvido pelo professor de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Bruno Azevedo, que atua no Centro de Humanidades (CH) da Instituição. Trata-se do “Mundo Jurídico”, ferramenta que possibilita ao cidadão ter a Justiça na palma das suas mãos. Com esta ferramenta instalada em um smartphone ou tablet, é possível obter informações de onde achar órgãos e repartições jurídicas como fóruns, tribunais, OABs, procuradorias e unidades do Ministério Público, encontrando o endereço e detalhes do órgão mais próximo ou de qualquer outro lugar do Brasil.

O Mundo Jurídico vem sendo desenvolvido sob a coordenação do professor Bruno Azevedo e faz parte do Grupo de Estudo sobre Direito e Novas Tecnologias (DINTEC), sendo o principal “case” de análise e reflexões do Grupo de Pesquisa, que se desenvolve no curso de Direito de Guarabira, contando também com a participação de alunos do Câmpus de Campina Grande.

Este aplicativo serve para os profissionais e acadêmicos da área jurídica, como também para todo o cidadão que queira encontrar e se utilizar dos serviços das repartições do sistema de Justiça. Ainda é possível obter telefones, e-mails e horários de funcionamento dos mais variados órgãos. Além disso, é disponibilizado o acesso a toda legislação brasileira, na velocidade de um clique. Na seção de “Links Úteis” do “Mundo Jurídico” pode-se encontrar obras como a Constituição Federal de 1988 interpretada com os julgados do Supremo Tribunal Federal (STF), o Novo Código de Processo Civil Anotado, súmulas jurídicas de todos os Tribunais, entre outros materiais.

Na opção “Informativos”, fica disponível uma linha do tempo com os mais recentes boletins relativos aos Tribunais Superiores. Quem é profissional ou estudante da área e tenha interesse pelo tema, ainda pode conferir o “Mural de Eventos” e se manter sempre informado sobre os eventos mais importantes que estão por acontecer. Outro grande atrativo do aplicativo é permitir que se opine sobre o local visitado e dê dicas sobre o estabelecimento para auxiliar outros usuários. Para isso, basta escolher o local no mapa e selecionar a opção “Deseja fazer uma avaliação?”.

O “Mundo Jurídico” pode ser rapidamente visualizado no link https://www.youtube.com/watch?v=HhAn28zcAII&feature=youtu.be e está disponível, gratuitamente, para os sistemas operacionais Android e iOS, no Google Play e AppStore, respectivamente. De fácil manuseio e interface moderna, carrega rápido e não ocupa grandes espaços na memória do aparelho, constituindo-se como uma importante e útil novidade para todos que atuam e têm interesse no universo do Direito.

Outras dicas sobre o aplicativo podem ser encontradas na comunidade Mundo Jurídico do Facebook, acessível pelo endereço https://www.facebook.com/mundojuridicoapp/?fref=ts.