Pró-Reitoria de Graduação divulga versão 2021 do Guia do Estudante da Universidade Estadual da Paraíba

7 de abril de 2021

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou o novo Guia do Estudante referente às atividades acadêmicas do ano letivo de 2021. Nesta publicação, os alunos da Instituição podem obter informações acerca da história da Universidade, bem como sobre o novo regimento dos cursos de graduação da UEPB. O Guia do Estudante 2021, que se refere ao calendário acadêmico 2020.2, está mais dinâmico, conforme destacou o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão.

A versão 2021 do material foi produzido numa linguagem mais coloquial e acessível a todos, com muitos elementos que facilitam a compreensão dos estudantes, como o uso de imagens e de diversos links que permitem a interação dos acadêmicos com a Instituição. A exemplo das edições anteriores, os estudantes poderão entender melhor o funcionamento da PROGRAD no que diz respeito ao papel de gerenciar procedimentos administrativos relativos às atividades de planejamento acadêmico, propor e coordenar as formas de acesso aos cursos, registrar e gerenciar informações e dados relativos à graduação e expedir documentos diversos, além de coordenar e assessorar em articulação com as unidades acadêmicas e os órgãos complementares da Instituição.

No guia, os estudantes encontram ainda informações referentes a sintonia entre a graduação e pós-graduação, a pesquisa e a extensão, a formulação, bem como a implementação de políticas, programas e ações voltadas para o ensino de graduação. A ideia do material é criar condições didático-pedagógicas e estruturais favoráveis à melhoria do funcionamento da vida acadêmica e da qualidade dos cursos oferecidos, promovendo, em consequência, excelência na formação de profissionais.

Ainda na publicação, os estudantes da UEPB têm acesso às informações sobre os procedimentos acadêmicos como trancamento de matrícula e matrícula dos alunos feras e veteranos, reingresso, mudança de turno, dispensa de disciplinas, estágio supervisionado, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), atividades de pesquisa e extensão, serviços das bibliotecas, além de todos os programas acadêmicos e orientação sobre como funciona a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), consulta ao calendário universitário, programas acadêmicos, portal das placas, entre outras informações.

O pró-reitor de Graduação da Instituição, o professor Eli Brandão, explicou que o Guia do Estudante é um breve manual e apontador de caminho para os discentes da UEPB. Esse explicador de procedimentos, conforme destacou o professor Eli, apresenta informações sobre as diversas atividades que os estudantes podem e devem fazer, bem como os lugares onde eles podem acessar informações sobre diversas possibilidades de interação com a comunidade acadêmica.

O Guia também oferece informações sobre as diversas possibilidades de acesso a programas acadêmicos, os quais podem ser contemplados com bolsas, bem como, os programas sociais de assistência estudantil, além das atividades de ensino que eles podem participar como monitorias, PIBIC e residências pedagógicas ao longo do curso. “O Guia do Estudante mostra ao graduando e graduanda um leque de possibilidades que eles têm de dentro da comunidade acadêmica, além de conhecer as potencialidades que a universidade tem”, destacou.

Para o pró-reitor, trata-se de um material importante para facilitar a vida do estudante na UEPB e para encaminhá-lo na direção do que é mais importante na sua trajetória acadêmica. O projeto gráfico do Guia do Estudante da UEPB foi desenvolvido pelo Núcleo de Criação, vinculado à Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB. Para ter acesso ao material, basta clicar AQUI.

Texto: Severino Lopes