Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promove encontros virtuais ao vivo para dialogar sobre saúde mental

1 de março de 2021

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Setor Desenvolvimento de Pessoas, promoverá encontros virtuais ao vivo, realizados mensalmente, abordando os vários aspectos que podem interferir na promoção e nos cuidados em saúde mental. A primeira live acontecerá na segunda-feira (8), às 19 horas, transmitida pelo canal Rede UEPB no YouTube.

Neste primeiro encontro, Helyssa Lopes e Paula Andrade, respectivamente professora substituta de Psicologia e servidora psicóloga da UEPB, conversarão sobre a temática, abordando questões relativas à saúde mental da mulher/servidora, e os desafios trazidos pela pandemia aos contextos de trabalho.

O Setor de Desenvolvimento de Pessoas contextualiza que o cenário pandêmico tem evidenciado o aumento na quantidade e na intensidade de transtornos e sofrimentos mentais e emocionais. Situações como perda de poder aquisitivo, vivências de luto, conflitos internos, novas formas e modos de trabalho, contextos político e familiar têm servido de gatilho emocional para muitas pessoas. O resultado da primeira fase de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, realizada no final de 2020, mostrou que 86,5% dos indivíduos pesquisados sofriam de ansiedade; 45,5% demonstraram transtorno de ansiedade pós-traumático e 16% tinham depressão grave.

Sensível a este contexto, a PROGEP promoverá lives mensalmente, abordando assuntos envolvendo cuidados com a saúde mental dos servidores. “Acreditamos que esta é uma ação extremamente relevante neste contexto, pois sabemos o quanto a relação saúde e trabalho gera profundos impactos na subjetividade e no bem-estar mental e emocional dos nossos servidores e servidoras. Esperamos que todos possamos aproveitar este espaço de reflexão e, quiçá, de ressignificação destas relações”, afirmou Ana Paula Lima, psicóloga e pró-reitora de Gestão de Pessoas.

Escuta psicológica
A psicóloga Paula Andrade reitera que a promoção dos encontros virtuais não influenciará nas outras atividades já promovidas pelo Setor de Desenvolvimento de Pessoas da UEPB. A PROGEP continua com a atividade de Escuta Psicológica, e os servidores que sentirem necessidade do serviço ofertado podem agendar seu atendimento pelo e-mail: paulaandrade@servidor.uepb.edu.br. O sigilo do acolhimento é garantido em todas as etapas.

Texto: Juliana Rosas