Pró-Reitoria de Extensão da UEPB promove curso sobre “Foucault e a Educação” a partir do dia 15 de julho

12 de julho de 2016

Sem título-2

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Departamento de Educação, promove a partir de sexta-feira (15) até o dia 22 de outubro, o curso “Foucault e a Educação: acerca de disciplina, governo e cuidado de si”. O curso acontecerá aos sábados, das 8h às 11h, na Central de Integração Acadêmica, localizado no Câmpus de Bodocongó.

O curso coordenado pelos professores José Pereira da Silva, Almira Lins de Medeiros e Marta Lúcia de Souza Celino terá duração de 60 horas/aula e a sua estrutura é dividida em 15 temas inspirados no pensamento do filósofo francês Michel Foucault e de alguns dos seus leitores.

“Foucault e a Educação: acerca de disciplina, governo e cuidado em si” objetiva contribuir para a formação docente e para a crítica do fazer educativo. Os encontros semanais apresentarão sempre um tema diferente  remetendo a escola de Foucault. A proposta visa discutir como funcionam as práticas educativas, além de perceber o seu caráter contingente e como este pode haver sido edificado.

Por meio da problematização dessas práticas, os idealizadores do curso esperam alavancar a construção de vias alternativas para o exercício docente, nas quais se busque estabelecer uma correspondência entre ações e princípios, e se evitar os efeitos de dominação na instituição escolar.

Simultâneo a realização do curso, acontecerão as palestras “Michel Foucault no âmbito do pensamento contemporâneo”, a ser proferida no dia 15 de julho, pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Durval Muniz de Albuquerque Junior; e a palestra “Corpo de Disciplina”, que acontecerá no dia 12 de agosto e será ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Adriano Azevedo Gomes.

Também farão parte da programação as palestras “A ética do cuidado de si como prática da liberdade”, a ser ministrada no dia 16 de setembro, pelo professor Flávio José de Carvalho, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e “Sobre dizer sim à existência”, que fechará o ciclo no dia 21 de outubro e terá como palestrante o professor Alarcon Agra do Ó, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Outras informações: (83) 3315-3401 / 3344-5307.